Atego 1222L – Um caminhão hibrido para entrega urbana na Europa

 

Como uma das alternativas para a realização do transporte urbano e de serviços de distribuição de média e curta distância, a montadora alemã Mercedes-Benz (Grupo Daimler) apresenta o primeiro caminhão cuja matriz energética trás o motor diesel/elétrico – na plena redução de aproximadamente 12% no consumo de combustível, além da queda nos índices de emissão de CO2. A aplicação está editada no modelo Atego Hybrid 1222L Bluetec com propulsão híbrida a ser produzido em série na Europa. Desde o lançamento do conceito apresentado em 2010, a Daimler já entregou várias unidades do veículo híbrido para mais de 150 clientes e transportadores. O Atego híbrido produzido em série proporciona a economia de combustível nas entregas urbanas em até 12% quando comparadas as de um caminhão diesel convencional, transportando a mesma capacidade de carga, independentemente das condições climáticas e nas paradas frequentes ou nos grandes congestionamentos. Na configuração o caminhão é movido tanto pelo motor a diesel como no motor elétrico ou simultaneamente juntos. Com as baterias carregadas, é possível dar a partida no caminhão apenas com a propulsão elétrica. O motor diesel opera em marcha lenta, servindo somente como módulo auxiliar, garantindo assim um reforço no freio e na direção hidráulica do veículo. O consumo de combustível bem como as emissões e o nível de ruído são expressivamente importantes: tendem a “zero”.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s