JAC MOTORS: Força total na linha de caminhões com o “T140”.

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A JAC Motors do Brasil anunciou a sua entrada no mercado de caminhões leves, com o produto apresentado no último Salão do Automóvel de SP – o “T140” [que possui um entreeixo veicular de 2,45 m [1720 mm de largura], e podem ser implementadas com furgões de carga geral, carrocerias metálicas e de madeira ou ainda como plataforma para diversificados]. “A JAC Motors estava analisando o mercado brasileiro de caminhões há algum tempo, mas com o Inovar-Auto [novo regime automotivo], não daria para comercializarmos um veiculo comercial aqui no Brasil sem fabricarmos. Por isso decidimos e acreditamos nesse mercado” – enfatizou Sergio Habib, presidente do grupo brasileiro SHC e que possui a joint-venture com a estatal chinesa Anhui Jianghuai Automobile – fabricante dos produtos da série JAC. Para o executivo a intenção da SHC é produzir na unidade baiana modelos de caminhões que atinjam até a classe de 10 toneladas, começando pelo leve “T140” [que está capacitado para 1570 kg de carga útil, com PBT Peso Bruto Total de 3490 kg]. Ainda na fábrica de Camaçari, a instalação fabril deverá contar com a produção de automóveis que a marca está desenvolvendo para o mercado brasileiro.

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“Nossa futura planta fabril deverá ter a capacidade de produtiva de comportar cerca de 10 mil caminhões/ano, além dos 100 mil automóveis previstos” descreveu o executivo Habib. O investimento total nos negócios da JAC Motors brasileira é de 1 bilhão de reais. A importadora da linha vê com bons olhos e aposta no segmento de veículos comercais leves que tem crescido [4×2, utilizando rodas de 16 polegadas e pneus 7.00R16 12PR] com as restrições à circulação das versões de veículos de grande porte nas principais capitais e nas importantes cidades do país. O modelo da JAC, o “T140”, tem basculamento facilitado na cabine que garante o acesso prático e fácil ao motor Cummins 2.8 diesel de 140 cv [2800 cilindradas e torque de 28,6 kgfm, atendendo ao Euro IV] e rodado simples – o que garante um baixo custo de manutenção e de fácil operação nas circulações urbanas e de médias distâncias. O lote inicial do caminhão foi importado antes da mudança na legislação que obriga os modelos da categoria a virem equipados com airbags a partir deste ano, cuja adaptação à cabine do veículo garanta a real adequação do volante na posição mais frontal em relação ao condutor, garantindo assim uma melhor dirigibilidade no dia-a-dia.

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Com três anos de garantia, o caminhão da JAC atenderá o mercado e segmento de caminhões leves como veículo urbano de carga (VUC).  “Esperamos comercializar nos próximos meses cerca de 500 caminhões leves de até 3,5 t, importados da parceira na China. A produção local deve ocorrer somente quando a fábrica da empresa na Bahia ficar totalmente pronta” – enfatizou o executivo da JAC Motors brasileira. Segundo levantamento de dados da montadora chinesa, o “T140” deve concorrer com os principais concorrentes diretos da classe de 3,5 toneladas de carga e transporte de encomendas. “Como as montadoras nacionais de caminhões estão mais otimistas, após as vendas de caminhões despencarem quase 20% em 2012, essas vendas em 2013 deverão crescer entre 7% e 7,5%. Esperamos assim uma expansão entre de até 10%” – discursou em nota Sergio Habib. Na visão empresarial, o executivo destacou que o lançamento da JAC Motors ocorre num momento oportuno. A montadora deverá iniciar a operação da primeira fábrica no país prevista para o segundo semestre de 2014. (Por Helio Luiz de Oliveira, editor MTb 69429, de SP – Fotos: Jac Motors).

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