Iveco: Vertis HD é a primeira novidade da montadora em 2013.

iv_verthd_a

A Iveco está apresentando o novo Vertis HD, veículo produzido em Sete Lagoas, MG, e faz parte da estratégia comercial da montadora em se tornar competitivo no mercado. As versões editadas do Vertis HD (HD – Heavy Duty) carregam uma série de diferencias técnicos que garantem uma justa versatilidade e facilitação na implementação do produto, representando uma solução adequada para o transporte de vários tipos de carga.

iv_verthd_b

A Iveco quer então ampliar a gama comercial, apostando no segmento de caminhões entre 8 até 15 toneladas de PBT Peso Bruto Total. “Com o lançamento desta nova versão do Vertis HD, complementamos a nossa linha Ecoline, que agrega uma tecnologia moderna para atender ao mercado nacioanl” – enfatizou em nota, Marco Mazzu presidente da Iveco na América Latina. Os novos produtos da série Vertis HD nasceram de um importante processo de adaptação as normativas do Proconve P7, cuja geração Ecoline já é evidenciada com os consagrados veículos Daily, Tector, Trakker e Stralis.

iv_verthd_1

A fabricante oferece então um caminhão para 9 toneladas e 13 toneladas – com cabine estendida, colocando para o operador [transportador e autonomo entre outros] um veículo que eleva o desempenho na motorização Euro 5 [Proconve P7], uma economia de combustível sem igual e ainda como atributo disponibilizar ao varejo brasileiro um caminhão de baixo custo de manutenção.

iv_verthd_2

Desenvolvido para disponibilizar  ao cliente da marca a total confiabilidade de um caminhão moderno, o Vertis 90V18 está equipado com o possante propulsor FPT NEF 4, que rende 177 cv e torque nominal de 570 Nm@1250 rpm. No caso do veículo de 13 toneladas – cabine estendida (o “130V19 HD”), o motor é potencializado em 182 cv e torque de 610 Nm@1300 rpm [este garante 862 litros de capacidade na cabine, oferecendo mais conforto e a garantia de um bom espaço funcional].

iv_verthd_3

O Vertis 2013 chega com novo basculamento, interior atualizado e com os comandos para facilitar ainda mais o dia-a-dia do condutor. Foram contabilizados 400 mil km de testes [nos ciclos “Rough Road” = estrada + rua + asfalto e ainda o teste “Pot Hole” = formatados para atuar em pistas irregulares – total: 140 avaliações] em dois anos e mais de 100 mil horas de trabalho dos técnicos e engenheiros especializados. Resultado: o “HD” conseguiu uma economia de até 11% em relação aos seus concorrentes diretos.

iv_verthd_4

O caminhão médio da montadora é mais silencioso e confortável – graças ao novo sistema de suspensão da cabine [com quatro pontos de fixação e novas molas e amortecedores], suspensão primária reforçada, amortecedores e suportes mais rígidos e ainda uma nova barra estabilizadora.

iv_verthd_5

Para fazer do Vertis HD um caminhão de vantagens operacionais, a fabricante ressalta a excelente relação custo-benefício como os itens de conforto como: faróis de neblina, volante com regulagem longitudinal e de altura, vidros elétricos, banco do passageiro duplo com dois apoios de cabeça, para-sol externo translúcido, escotilha de teto com regulagem, regulagem de altura dos faróis, predisposição para rádio (antena e alto-falantes), assoalho da cabine revestido com material sintético e porta-objetos.

iv_verthd_6

Além dos componentes mecânicos e dos diferenciais estruturais, a série do Vertis HD de 13 toneladas (de cabine estendida) vem com ar-condicionado (exclusividade comercial). Também como opcional, o veículo da Iveco conta com rádio com CD Player MP3, segundo tanque de combustível, preparação para tomada de força e ar-condicionado para a versão 90V18 4×2. A montadora concebeu os veículos [tanto de 9 e o de 13 ton] no Centro de Desenvolvimento do Produto, na planta fabril de Sete Lagoas. O novo Iveco Vertis HD já é encontrado nas 109 concessionárias da Iveco em todo o Brasil. (Por Helio Luiz de Oliveira, editor MTb 69429SP, de SP – Imagens: Divulgação/Iveco).

 

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s