Eis o Novo Renault Master – modernidade para um furgão/van.

Novo Renault Master 2013

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Com um novo design, mais confortável, pratico e robusto, a montadora Renault apresenta para o mercado brasileiro o Novo Master 2013 (para carga e passageiros). Comercialmente segue a gama em quatro versões de carroceira (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré) e as opções diferenciadas que compreendem ofertar aos seus clientes a melhor relação entre o comprimento e a altura do teto do produto, totalizando assim mais de 70 configurações. O Master é sucesso na Europa, onde a Renault tem a liderança nas vendas de veículos comerciais há 15 anos.

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O desenho do Novo Master transmite a imponência veicular em função da versatilidade que o produto tem em sua classificação: fácil para operar e de utilização comercial. Sua grade frontal é formada por três filetes cromados (onde está o front step), que facilita o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa. Seus faróis são alongados e no conjunto óptico já estão inseridas as luzes indicativas de direção. Seu para-choque é o largo e envolvente, que protege a carroceria.

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Pela traseira do Master 2013, a lanterna manteve o formato vertical igualmente da edição europeia, apresentando assim uma nova disposição das luzes. Suas amplas janelas (de formato assimétrico) facilitam ainda mais a visibilidade para o motorista. Na lateral do furgão, existe a marca de três sinalizadores luminosos (nas versões de chassi longo), harmonizando ainda mais a sua linha estrutural.

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A carroceria é do tipo monobloco, suspensão – dianteira (triângulos sobrepostos) com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Na traseira a suspensão é composta por eixo rígido com travessas longitudinais semi-elípticas de lâminas em aço – mais robustez para todo o conjunto. O novo sistema do batente do furgão foi desenvolvido para garantir uma maior estabilidade do veículo quando carregado.

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O Master 2013 possui novas travas de segurança das portas impedem fechamento acidental das mesmas e aumenta a durabilidade do equipamento (fácil manuseio do sistema de abertura de 270 graus de ângulo das portas traseiras). Lançado aqui no Brasil em 2002, o Master realizou em sua trajetória comercial de sucesso o mercado nacional de furgões leves (em 2012, foram 8662 unidades emplacadas, um volume 17% superior ao registrado em 2011), ocupando o segundo lugar no seu segmento (furgões com até 3,5 mil kg de PBT) na América do Sul e no Brasil.

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No seu interior as novidades estão no painel totalmente renovado que traz as mais informações ao seu condutor (entre elas: temperatura do motor, relógio e as tomadas de 12V). A cabine do Novo Master priorizou o conforto e a boa posição de dirigibilidade, graças aos ajustes da coluna de direção (altura) e do banco (altura e inclinação de encosto e assento). O seu volante oferece uma confortável empunhadura e a alavanca de câmbio (no painel, mais próxima do condutor) garante toda a funcionalidade operacional. Como itens de série está o novo rádio que executa as músicas em CD e em arquivos MP3 (entrada para USB, auxiliar e conexão Bluetooth) e o completo sistema de ar-condicionado. Os passageiros que viajam nas versões “Minibus Executive” ou “VIP” percebem o conforto extraordinário que garante as viagens mais tranquilas e seguras.

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O bagageiro do Master Minibus tem a faixa graduada na sua capacidade (conforme a versão) entre mil a 1700 litros para bagagens e volumes – também o maior bagageiro da categoria. Com 5,05 m de comprimento, a versão “L1H1” (chassi curto e teto baixo), a “L2H2” (chassi médio e teto alto) e a “L3H2” (chassi longo e teto alto, esta com 6,20 m) ficaram maiores em suas versões. Destaque também é a porta deslizante (nas versões de chassi médio e longo) que ficou 17,1 cm mais larga, facilitando em muito as operações de carga e descarga (cujo vão livre da porta do Novo Master é de 1,27 m, a maior em sua categoria).

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Produzido na fábrica de Veículos Utilitários, que integra o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR, o novo Renault Master (que será comercializado em países do Mercosul e da América Latina) é apresentado com o novo turbodiesel de 2.3 litros, quatro cilindros que desenvolve 130 cv (3500 rpm) de potência (com 31,6 kgfm, 1600 rpm). O propulsor trabalha em conjunto com o câmbio de seis marchas (de acionamento por cabo e alavanca instalada no painel). O novo motor M9T 2.3 dCi (que atende a norma Proconve L6) consegue oferecer o melhor desempenho, a melhor potência e o melhor torque. O propulsor funciona com o sistema Common Rail, dois comandos de válvula DOHC e quatro bicos injetores comandados eletronicamente pelo calculador do motor, reduzindo assim o consumo de diesel e a emissão de poluentes.

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A nova geração do Novo Renault Master começa a ser produzida e comercializada no Brasil com a chegada da linha 2014, cujo modelo passa a contar com 12 versões e 10 opções de transformações, totalizando assim mais de 70 opções, entre elas: Master Chassi-Cabine (Furgão L1H1 – chassi curto-teto baixo), Grand Furgão (L2H2 – chassi médio-teto alto), Extra Furgão (L3H2 chassi longo-teto alto), Vitré (L1H1 chassi curto-teto baixo), Grand Vitré (L2H2 chassi médio-teto alto) e Extra Vitré (L3H2 chassi longo-teto alto).

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Para as versões passageiros destacam-se: a Master Escolar (L2H2 20 lugares chassi médio-teto alto), Minibus Standard (L2H2 16 lugares chassi médio-teto alto e L3H2 16 lugares – chassi longo-teto alto), Minibus Executive (L3H2 16 lugares chassi longo-teto alto) e o Minibus VIP (L3H2 16 lugares chassi longo-teto alto). Para a classe comercial de especiais estão a: Ambulância Simples Remoção (L1H1 chassi curto-teto baixo, L2H2 chassi médio-teto alto e L3H2 chassi longo-teto alto) e a UTI (L2H2 chassi médio-teto alto e L3H2 chassi longo-teto alto). Independentemente da configuração, o Novo Master sai de fábrica com direção hidráulica de série, ar quente, hodômetros digitais total, banco do motorista com regulagem de altura e inclinação, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital e farol com regulagem de altura.

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Os opcionais estão disponíveis com os seguintes itens: vidros e travas elétricos, ajuste interno elétrico dos retrovisores, ar-condicionado, computador de bordo e faróis de neblina, divisória de carga e portas com abertura de 270 graus. As cores disponíveis de catálogo são: duas sólidas (Branco Glacier e Vermelho Vivo) e três metálicas (Cinza Acier, Prata Etoile e Preto Nacré). A Renault do Brasil detém atualmente cerca de 18% de participação no segmento de furgões e van´s, cuja meta, segundo seus técnicos e o pessoal da área comercial é de conquistar 30% até o ano de 2014. (por Ronaldo Santos, jornalista MTb 9529PR/repórter fotográfico ARFOC PR Matricula 0010, exclusivo de São José dos Pinhais, PR para a Revista Intruck Transportes Cargas & Implementos – Fotos: FotoFrotista – Imagens: Renault)

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