O primeiro DAIMLER de 4hp…

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Foi o primeiro caminhão com eixo cardan e utilizado para operar com transporte de carga entre as localidade de Stuttgart e Waterworks (por volta de 1900) o “Daimler 4 hp” foi lançado em1899 como a terceira versão do primeiro caminhão do mundo (Daimler de 1896). A primeira ignição para um caminhão (que ainda era movido à gasolina de farmácia) ocorreu três anos antes, na cidade de Bad Cannstatt, também na Alemanha, onde Gottlieb Daimler construiu o seu veículo a motor para o segmento de transporte há exatos 117 anos atrás. O primeiro caminhão motorizado parecia em muito com um cavalo e uma carroça sem uma barra de tração. O seu motor com apenas uma cilindrada de um litro era pendurado na extremidade da cauda e acionado pelas rodas traseiras através de um acionamento de um pinhão. A pura “engenhoca” de madeira tinha dois cilindros que tinha a sua concepção correspondente à de um motor Phoenix. Os pioneiros Gottlieb Daimler e o seu parceiro Wilhelm Maybach demonstravam os primórdios do que hoje é o caminhão em escala mundial. O registro histórico da produção era conhecido como “Daimler-Motorengesellschaft”, onde no dia 1 de outubro de 1896, em Cannstatt, surgiam as manchetes dos jornais da época: “Este é o primeiro caminhão no mundo impulsionado por um motor de combustão para uso comercial”. Sacramentava assim o Daimler de 4 hp e motor de dois cilindros, cujo peso de todo o veículo era de 1200 kg para transportar 1500 kg. O veículo de Gottlieb Daimler foi testado por 13 semanas em uma fábrica de tijolos em Heidelsheim perto da localidade de Bruchsal. (Por Jean Robert Dierckx, de Bruxelas, Bélfica, para a Revista Intruck Transportes – Foto: Daimler Trucks).

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