Iveco na LAAD: veículos militares são destaques!

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Quem visitou o estande da Iveco na LAAD (mostra internacional de defesa e segurança, realizado entre os dias 9, 10,11 e 12 de abril, no Riocentro, RJ), pode ver de perto o blindado “Guarani” (em produção no Brasil), a nova versão militarizada do Trakker (estilo “off-road”) e o “LMV” (veículo leve de tração integral). “Nossa linha atual é o resultado de décadas de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Por isso, a Iveco comercializa seus equipamentos e produtos em mais de 50 países” – enfatizou Paolo del Noce, diretor de Veículos Especiais da Fiat Industrial América Latina.

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A linha de defesa da Iveco (amplamente utilizado por exércitos europeus) representa as categorias de veículos blindados, caminhões e veículos multifuncionais. O blindado “Guarani” foi desenvolvido em parceria com o Exército brasileiro que tem a plataforma base da família de blindados médios de rodas da Força Terrestre, sendo um veículo ideal para o transporte de pessoal de 18 toneladas e vêm equipado de fábrica com o motor diesel FPT Industrial de 383 cv e transmissão automática. O blindado possui uma capacidade anfíbia capaz de transportar 11 militares, dada as suas eficientes dimensões como 6,91 m de comprimento, 2,7 m de largura e ainda 2,34 m de altura. O modelo pode receber diversos tipos de equipamentos de defesa e apetrechos militares. O Exército receberá 86 desses veículos, cuja Iveco investiu cerca de R$ 55 milhões em recursos empregados na construção da fábrica e modernização do próprio modelo, que possui um índice de itens de nacionalização de peças e componentes superior a 60%, com destaque para o motor, o câmbio e o chassi. Os primeiros exemplares foram fabricados em Sete Lagoas, MG, na planta industrial da montadora italiana. Já o veículo “LMV” (conhecido por militares italianos como “Lince” ou “Panther” – como é chamado pelos britânicos) nos mercados onde são comercializados, significa um veículo leve e multifuncional. Sua versatilidade dispõe de alta tecnologia graças a sua excepcional mobilidade e capacidade de proteção dos seus ocupantes. O produto foi desenvolvido e produzido na sede da Iveco Defence Vehicles, em Bolzano, cidade ao norte da Itália. Além das forças armadas citadas, a Iveco tem fornecido numerosos LMV´s às forças armadas da Grã-Bretanha, Bélgica e Croácia, entre outros países europeus. O visitante pode verificar também no estande da Iveco o caminhão Trakker, versão 6×6, cabine simples (com câmbio automático 16+2 marchas e motor cursor 13, com potência máxima de 380 cv) que possui a versão com cabine de aço balístico que substitui a convencional, fornecendo assim a máxima proteção ao seu condutor.  (Por Helio Luiz de Oliveira, editor MTb 69429SP, do Rio de Janeiro, RJ – Fotos: Iveco/Divulgação).

 

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