50 ANOS DO FUSO CANTER

50 ANOS DO FUSO CANTER

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O caminhão japonês Fuso Canter foi lançado no mercado em março de 1963. Nesses cinquenta anos a MFTBC Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, subsidiária da Daimler Trucks, destaca o sucesso e a demanda dos clientes na preferência do veiculo leve, comercializado em mais de 150 países. Ao todo foram oito gerações e sempre renoavada, buscou a liderança em sua categoria, o que garante a Daimler Trucks celebrar o seu maior “bestseller”, atingundo mais de 3.700.000 unidades, desde seu lançamento no Japão, e um dos maiores ícones de vendas por todo o mundo. A MFTBC comercializa no Japão uma gama completa de produtos e veículos comerciais, como a conhecida identidade dos veículos comerciais “Fuso”, que inclui os caminhões leves “Canter” e “Guts”, o caminhão médio “Fighter”, o caminhão pesado “Super Great”, o ônibus urbano “Aero Star” e o ônibus rodoviário “Aero Queen”. Além do 50º aniversário do caminhão, a MFTBC, fundada em janeiro de 2003, também está celebrando o aniversário de dez anos da empresa e o 80º aniversário da marca “Fuso”, que já existia desde o ano de 1932. Desde 1980, o Fuso Canter é produzido para o mercado europeu em Tramagal, Portugal. Em recentemente lançamento, na Irlanda, o Fuso Canter Eco Hybrid conquistou o prêmio de melhor produto quanto à eficiência energética, premiação concedida por ocasião da feira europeia “SEAI Energy Show 2013” (autoridade da área de energia sustentável da Irlanda), em Dublin.

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Além disso, o caminhão híbrido também foi honrado com o importante prêmio “Irish Green Commercial Vehicle of 2013” (Veículo Comercial ‘Verde’ de 2013 na Irlanda). Em sua terra natal, o Fuso Hybrid já entrou para a história da prestigiada premiação para o carro do ano “RJC Car of the Year Award” – prêmio conferido para um fabricante de veículos comerciais em primeira edição. O Fuso Canter tambem recebeu premiações importantes do setor, como na conferência de jornalistas e pesquisadores do setor automotivo “RJC” Automotive Researcher’s and Journalist’s Conference, no final de 2012.

O Fuso Canter – Uma trajetória de Sucesso da marca.

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A primeira geração do Fuso Canter surgiu com o modelo “T720”, um caminhão leve de duas toneladas de carga útil e que foi introduzido no mercado japonês em março de 1963. Desde então, mais de meio século se passou.  Cinco anos mais tarde surge a segunda geração (“T90”) e o “T200” – este para transportar até 3 toneladas (1973). Com todos os modelos equipados com motor de alto desempenho a quarta geração chega com uma nova linha de veículos (incluindo cabina estendida em 1978) e a partir da metade da década de 80 vem o modelo equipado com o motor turbo de 130 OS. Em 1991 atinge um milhão de unidades vendidas no Japão e a sexta geração (1993) surge com propriedades aerodinâmicas mais aprimoradas.

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A sétima geração do “Fuso Canter” (2002) é editado com uma forte atualização de adequação do veículo às normas mundiais (como a norma Euro) e em 2006 é lançada a primeira geração do “Canter Eco Hybrid”. Assim um modelo que acompanhou todas as evoluções e repaginações do mercado, tem atualmente na sua oitava geração o desenvolvimento tecnológico contínuo do veículo, como em 2010 que recebeu a tecnologia BlueTec e a transmissão com embreagem dupla DUONIC. No ano passado a MFTBC apresentou a segunda geração do Canter Hybrid. Com sede em Kawasaki, Japão, a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation é uma das fabricantes líderes de veículos comerciais da Ásia. A Daimler AG (Daimler Trucks) detém 89,29% das ações da MFTBC, e os restantes 10,71% restantes pertencem às empresas do grupo Mitsubishi. (Por Jean Robert Dierckx, de Bruxelas, Bélgica, correspondente para a Revista Intruck Transportes Brasil – Fotos: MFTBC)

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