Chegou: A NOVA SPRINTER 2014

Chegou: A NOVA SPRINTER 2014

???????????????????????????????????

A montadora alemão apresentou para o seletivo mercado europeu a nova linha de comerciais leves: a Sprinter 2014. O veículo é o sinônimo na sua categoria que atende a um furgão/van de 3,5 toneladas de PBT Peso Bruto Total. Sempre impulsionada pelas inovações em seu segmento, a Sprinter edita uma tradição que define um padrão apresentado com cinco novos sistemas de segurança, motores que atendem ao padrão de emissões Euro VI e um excelente consumo baixo de combustível (de até 6,3 litros por 100 km rodados), que a torna, de longe, o veículo mais eficiente frente à concorrência. A Sprinter 2014 traz como item série: o Assist Crosswind (equipamento que previne colisões), novos assistentes eletrônicos como as funções do EPS Programa Eletrônico de Estabilidade e o pacote BlueEfficiency Plus.

???????????????????????????????????

O furgão/van ganhou um novo rebaixamento no chassis que melhorou o seu coeficiente de arrasto (graças ao baixo CG Centro de Gravidade), no que garante um consumo de combustível ideal e a torna muito mais fácil para carregar e descarregar suas  cargas embarcadas. O modelo se destaca com seus motores BlueTEC com quatro versões de seis cilindros, variando as potências entre 70 kW (95 cv) a 140 kW (190 cv) e de tecnologia SCR (que utiliza o aditivo AdBlue) – versionadas a diesel como combustível. Como uma alternativa para os clientes da marca, a Mercedes-Benz Sprinter também está disponível com o motor a gasolina de quatro cilindros de injeção direta (que gera 115 kw – 156 cv de 1,8 litros) e ainda com o propulsor com a variante a GNV – gás natural com o mesmo desempenho. A transmissão da série é manual de seis velocidades ou ainda a transmissão automática 7G-Tronic Plus de sete velocidades com embreagem Lock-up – o único sistema deste tipo a ser encontrado numa van/furgão. A Sprinter vem equipada com um sistema de rádio de última geração como recurso de entretenimento eletrônico e equipamentos de telefonia Bluetooth (incluindo teclado de telefone e agenda) e sistema de navegação Becker Map Pilot. Sua linha de design é atual e marcante: como na nova grade frontal do radiador posicionada verticalmente ladeados pelo conjunto dos grandes faróis dianteiros (agora mais angulares).

???????????????????????????????????

O modelo possui novo capô (mais alto), pára-choques com bordas inferiores semelhantes aos encontrados nos SUV´s. Visto pela parte traseira, a nova Sprinter é imediatamente reconhecido devido às suas grandes lanternas duplo-segmentado. Porta lateral corrediça de grande ângulo de abertura e acesso fácil pela porta traseira de abertura total. Seu interior é exemplar: amplamente reconhecido pelos novos estofados e revestimentos do assento, o volante multifuncional mais forte e de praticidade de operação, aplicações e detalhes cromados e o novo botão da alavanca do câmbio (redesenhado). A nova van/furgão é a primeira no mundo a atender a futura norma de emissões Euro VI (que entrará em vigência em janeiro/2014), em todas as suas variantes de motorização. (Por Jean R. Dierckx, de Bruxelas, Bélgica, para a Revista Intruck Transportes – Brasil – Fotos: Press/Daimler Trucks/Germany).

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s