Canoas, RS – É iniciada a produção dos veículos comerciais da International Caminhões no Brasil!

international_truck_brasil

international_durastar_basculante

A International Caminhões já iniciou em Canoas, RS, a operação industrial e a produção de seus veículos pesados. O complexo tem 12 mil metros quadrados de área construída, e foi instalado junto à já existente planta de motores “MWM”. Ao lado também está o CD Centro de Distribuição de peças da Navistar – grupo detentor de ambas as marcas. “Com a nova casa própria, iremos incrementar nossa produção e assim solidificarmos no mercado nacional. Pode acreditar, a International Caminhões veio para ficar” – salientou Waldey Sanchez, presidente e CEO do Grupo de Operações da Navistar South America. Antes dessa etapa, a International utilizava as áreas industriais da Agrale (em parceria desde 1998), de Caxias do Sul, na montagem de seus caminhões (onde foram efetivamente exportadas mais de 10 mil unidades). Nos últimos três anos, a montadora norte-americana investiu mais de R$ 400 milhões através da Navistar no Brasil (desse montante, 25% do total foi destinado ao mercado de caminhões). Em 2012, a International comercializou cerca de 521 caminhões e, em 2011, 384 unidades. “A expectativa é fechar o ano com um crescimento de 35%” – enfatizou Sanchez. Serão produzidos em Canoas o caminhão pesado “9800i” (6×2 e 6×4 com câmbio manual e automatizado “Ultrashift”) e ainda o semipesado DuraStar (4×2, 6×2 e 6×4). Ambos os modelos e suas variações têm mais de 65% de índice de nacionalização e que atendem à política de financiamento estabelecida pelo Finame e ao programa do Governo Federal – o “Inovar-Auto”. “Esta nova planta inclui toda a tecnologia de nossa unidade americana. O Brasil contribui para o grande sucesso da Navistar” – comentou o presidente da International Caminhões no Brasil, Guilherme Ebeling. A fábrica de Canoas também ganhou uma nova cabine de pintura, um dinamômetro e um equipamento para testes de freios ABS e terá uma capacidade de produção anual de 5 mil caminhões em três turnos de trabalho. (Por Elias Marques, editor MTb 49162SP, de SP – Fotos: International Caminhões/Imprensa).

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s