MAN Metropolis – tecnologia hibrida para coleta de lixo na Europa!

metropolis_1

Apresentado ao público como protótipo durante o Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha, em setembro de 2012, a MAN inicia a entrega dos primeiros caminhões pesados de tecnologia hibrida na Europa. O híbrido da MAN utiliza as baterias que podem ser alimentadas através de uma tomada de eletricidade (no sistema denominado “Plug-In”). Batizado de “Metropolis”, o veículo pode circular em zonas ambientalmente sensíveis sem emissões e sem ruído. As baterias de íons de lítio, localizadas atrás da cabine (que acabam otimizando o espaço entre a carroceria e a cabine do veiculo), podem ser alimentadas por uma tomada elétrica (através da aplicação do motor diesel modelo Volkswagen TDI V6 3.0 com 204 cv de potência – o mesmo no carro modelo Volkswagen Touareg), funcionando assim como um gerador de bordo, atuando como um extensor na autonomia veicular do caminhão).

metropolis_19872

O MAN Metropolis é um caminhão elétrico que utiliza como base o modelo comercial “TGS” na versão 6×2. O motor elétrico do caminhão desenvolve 203 kW e aciona o eixo traseiro através de uma caixa automática de duas velocidade. As unidades auxiliares, como direção assistida, compressor de ar, bomba hidráulica e sistema de ar-condicionado também são operadas eletricamente e comandadas em função da procura graças a um sistema de gestão de energia.

metropolis_19873

Um monitor no habitáculo transmite informações ao motorista sobre dos parâmetros de energia, tais como recuperação de energia, estado da bateria e modo de carga. Já a energia é fornecida pelas baterias modulares de íons de lítio (que tem a capacidade máxima de 105 kWh). Graças à função as baterias que podem ser recarregadas em qualquer ponto “Plug-in” de abastecimento.

metropolis_19874

metropolis_19875

O MAN Metropolis está sendo testada em serviço experimental na coleta de resíduos urbanos na região de Antuérpia – Bruxelas, Bélgica, pela empresa SUEZ Environnement (cujo veículo recebeu a carroceria fabricada pela Faun, composta por um sistema hidráulico de carregamento de containers de lixo que operam em um sistema moderno e elétrico). (Por Jean R Dierckx, de Bruxelas, Bélgica, Correspondente para a Revista Intruck Transportes Cargas & Implementos – Brasil – Images: MAN/Press).

metropolis_19876

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s