Iveco inaugura sua bela fábrica de veículos especiais, onde é construído e fabricado o blindado “Guarani” do Exército Brasileiro!

iveco_fabr_veiculos_defesa_a

A Iveco inaugurou a primeira fábrica de Veículos de Defesa da empresa fora do continente europeu, em área de 30 mil m2 – sendo 18 mil de área construída no Complexo Industrial de Sete Lagoas, MG. Na nova unidade serão produzidos os veículos blindados VBTP-MR (conhecidos como “Guarani”) – frutos da parceria da empresa com o Exército Brasileiro. A experiência da montadora está concretizada em sete décadas na fabricação de veículos de defesa na Itália, trazendo assim para o mercado brasileiro um produto de alto grau de confiabilidade. Para o presidente da Fiat Industrial Latin America, Marco Mazzu, essa é uma grande realização do grupo italiano no país: “A inauguração da fábrica é a prova da confiança da Iveco no mercado brasileiro, onde investimos desde 1997. A Iveco assume o importante papel na indústria automotiva brasileira como um fabricante full liner, entregando as melhores soluções e uma tecnologia de ponta em veículos especiais, caminhões de combate a incêndio e unidades de defesa. A fábrica que inauguramos é a prova de que detemos um forte e consolidado know-how nas principais áreas do transporte”.

iveco_fabr_veiculos_defesa_1 iveco_fabr_veiculos_defesa_2

A qualidade do blindado “Guarani” coloca a Iveco como um grande produtor e exportador de tecnologia, levando a qualidade do veículo blindado como referencial mundial. Em agosto de 2012, foi iniciada a produção industrial do “Guarani” cuja parceria com as Forças Armadas foi iniciada em 2007. Atualmente, a Iveco trabalha para a entrega do lote comercial de 86 veículos para experimentação doutrinária do Guarani pelo Exército Brasileiro, cujos primeiros da série foram produzidos e entregues no final do ano passado. O “Guarani” também será a primeira plataforma-base de uma família de blindados médios de rodas que poderá ter até mais dez versões diferentes, incluindo aí os veículos de reconhecimento, socorro, posto de comando, comunicações, oficina e ambulância, entre outras.

iveco_vb_guarani_exb

O “VBTP-MR Guarani” (6,91 m de comprimento, 2,7 m de largura e 2,34 m de altura) transporta até 11 militares (com índice de nacionalização superior a 60%, incluindo trem de força e chassi) e tem PBT Peso Bruto Total classificado nominalmente de 18 toneladas (tração 6×6 e impulsionado pelo motor diesel Cursor 9, da FPT Industrial de 383 cv de potência). O blindado está equipado com a transmissão automática e itens como: sistema automático de detecção e extinção de incêndio com oito extintores, capacidade de operação noturna de série, posicionamento global por satélite (GPS), ar-condicionado e elevadas proteção balística e antiminas. O modelo também atende a operação tipo aplicação anfíbio – veículo dotado de tecnologia de ponta com excelente ergonomia. Para o desenvolvimento e fabricação inicial do blindado, a Iveco celebrou os contratos com o Exército Brasileiro que aportaram mais de R$ 282 milhões e investimento da ordem de R$ 55 milhões (destinados para a construção da unidade). A confiabilidade, a segurança e a excelência dos veículos de defesa da Iveco possuem um lastro de mais 75 anos de história. A criação dessa divisão especial remonta ao ano de 1937, na cidade de Bolzano, encrustada ao pé das montanhas do norte da Itália. Foi lá que, naquele ano, começou a operar a divisão de veículos especiais da Lancia – empresa que, em 1975, se uniria a outras quatro corporações europeias para dar nascimento à Iveco Indústria de Veículos Comerciais. Os soldadores da planta industrial de Sete Lagoas, MG, receberam preparação completa na unidade de Veículos de Defesa de Vittorio Veneto, no norte da Itália. “O trabalho de fabricação de um veículo como esses requer um nível de perícia superior. Trata-se de um processo que conta com a habilidade dos nossos profissionais. Com os treinamentos, nossa equipe teve acesso a máquinas, ferramentas e processos que a Iveco vem aprimorando ao longo de várias décadas de atuação nesse segmento” – destacou o engenheiro Paolo del Noce, diretor de Veículos Especiais da Fiat Industrial Latin America. A unidade de Veículos de Defesa é assim um importante passo para o processo de crescimento da Iveco em atingir novas fatias de mercado com os veículos especiais.  (Por Elais Marques, editor MTb 49162SP, de Sete Lagoas, MG – Fotos: Iveco/Imprensa/MM Editorial Ass. Imprensa).

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s