Novos caminhões da Mercedes-Benz: preparados para o sucesso em vindoura feira nacional

Na Fenatran 2013 – Salão Internacional do Transporte, a Mercedes-Benz apresenta o novo modelo “Axor 3131 6×4 Off-Road” e o “1933” – equipado com câmbio automatizado Mercedes PowerShift (também disponível para o Axor 2533), além da suspensão pneumática de chassis disponível para as versões rodoviárias e uma nova geração de eixos traseiros.

Mercedes Benz 02.tif Axor_Cambio_PowerShift_03 Axor1933(1)

“Novo Axor 3131 6×4 fora de estrada”

Axor2544(2)

O novo extrapesado Axor 3131 com tração “6×4”- foi especialmente desenvolvido para atuar nas severas operações fora-de-estrada das áreas específicas como a agroindústria canavieira, a madeireira, a da mineração, da construção civil e obras de infraestrutura. O novo “Axor” vem equipado com o conhecido e consagrado câmbio semi-automatizado “ComfortShift G-211 de 16 marchas”, cujo acionamento para troca de marchas é feito por um conjunto de válvulas eletropneumáticas controladas eletronicamente (“joystick”).O “3131” (sucessor do “2831”) oferecido nas versões basculante (K), para transporte de pedras, areia e brita; betoneira (B), para produção de concreto; e plataforma (P), para bombas de concreto, plantio e colheita de cana-de-açúcar, madeira de reflorestamento e serviços de apoio no campo, entre outras tantas aplicações.  Tem em sua motriz operar no transporte caracterizado em vias sem pavimentação, pistas de terra e cascalho, topografia irregular e grande aclive e declive. O motor é o fantástico “OM-926 LA” com a exclusiva tecnologia BlueTec5 (potência de 306 cv a 2200 rpm e torque de 1.200 Nm entre 1200 e 1600 rpm), eixos traseiros “Mercedes-Benz HD7/HL7”, com redução nos cubos de roda e reforçados (com capacidade técnica para 13 toneladas cada), bloqueio transversal e longitudinal do diferencial, suspensão tandem com molas, amortecedores e barra estabilizadora. No seu mercado o produto da Mercedes-Benz é recomendado e reconhecido pela sua força, na robustez e na resistência para o trabalho pesado, ganhando ainda assim mais capacidade de carga, graças à elevação do seu PBT Peso Bruto Total que tem a graduação apta para 31,5 mil kg. Internamente o veículo possui um excelente ar condicionado de série (ampliando ainda mais o conforto a bordo), banco pneumático, novo revestimento em vinil, porta-óculos, para-sol nas portas, cabideiro, nova iluminação e novos porta-objetos. O “3131” sai de fábrica com freio ABS, exclusivo freio-motor “Top Brake”, Econômetro e freios a tambor. Além do novo “6×4” (versões basculante, betoneira e plataforma), os modelos Axor“1933” e “2533” – com suspensão pneumática no chassi e novos eixos traseiros, a Mercedes-Benz apresentará na Fenatran uma série de inovações em conforto e economia, como suspensão a ar nas cabines leito, interior renovado, nova cama “King Size”, porta-objetos e a nova distância entreeixos de 3100 mm para as versões “6×2” e a inclusão das funções EcoRoll e Power Mode no câmbio automatizado Mercedes PowerShift. O veículo é assim ideal para trabalhar em locais de difícil acesso, oferecendo sempre uma melhor manobrabilidade e visibilidade operacional. O câmbio Mercedes PowerShift (câmbio totalmente automatizado G241 de 16 marchas, sem pedal de embreagem) traz como novidade o EcoRoll – função que coloca a transmissão do veículo em “neutro” de forma segura e controlada (procedimento executado sem a intervenção do operador), objetivando uma redução no consumo de combustível. A “Família Axor” oferece assim as soluções para o transporte rodoviário de longa distância (atendendo plenamente as configurações de semirreboques de 3 eixos convencionais com PBTC de 48,5 a 53 toneladas, bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas). Por Elias Marques, editor MTb 49162SP – De SP – Fotos/Imagens: Mercedes-Benz/Imprensa/Comunicação.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s