A força da MAN-VW Caminhões e Ônibus no país!

 

964

A MAN Latin America, líder no mercado brasileiro de caminhões e maior exportadora do produto do país, apresentou durante o Salão Internacional do Transporte, a Fenatran 2013, sua moderna linha de produtos veiculares. A começar pela linha de extrapesados [conhecida por sua versatilidade e robustez], que passa a ser completa com os novos cavalos mecânicos MAN/VW Constellation 19.420, 25.420 e 26.420 Tractor – equipados com motor de 420 cv de potência e transmissão automatizada de série.

DSCN3644 DSCN3645

Reforçando o conceito “sob medida”, a montadora fluminense oferece uma gama completa e eficiente para o segmento de transporte, com destaque para os cavalos mecânicos MAN/VW com 330 e 390 cv de potência [que também podem ser equipados com a nova transmissão automatizada V-Tronic] e a opção da cabine leito teto baixo como novidade na linha Constellation. Os produtos editam como os principais lançamentos da montadora em 2013. Na linha MAN TGX, além das mudanças no design, destacam-se: no painel da grade frontal foram introduzidas as letras “MAN” em novo formato e em maior tamanho. As mudanças também garantem um forte compromisso com o conforto dentro de qualquer caminhão da montadora e ainda da melhor tecnologia para a linha de extrapesados da MAN Latin America, com produtos entre 330 e 440 cv de potência.

DSCN3678 DSCN3679

Com presença marcante em mais de 30 países da América Latina, Oriente Médio e África, a fabricante alemã realizou pela primeira vez, um lançamento simultâneo de seus veículos e produtos que atuarão nos mercados brasileiro e de exportação. Os novos cavalos mecânicos também estão disponíveis para comercialização nos mercados da Argentina, Chile e Colômbia [antecipando até mesmo as normas de poluentes locais]. Os modelos complementam a linha Volkswagen – já consagrada em vários outros países, traduzindo como os veículos mais robustos, de alta potência e que trazem grande conforto ao motorista. Nisto a montadora que está instalada num moderno parque industrial em Resende, RJ, anunciou também o investimento de R$ 11 milhões na ampliação da capacidade de sua segunda linha de montagem, tudo isso graças à chegada dos novos produtos.

DSCN3688 DSCN3693DSCN3778 DSCN3779

A mecanização e o processo de produção dobraram – passando de oito para 16 unidades por turno. Nesse volume adicional está contido o aumento de capacidade dos modelos “MAN TGX”, da série de chassis dos microonibus e de futuros e novos projetos, contemplando assim a maior flexibilidade na linha principal. Assim estão os novos cavalos mecânicos 19.420, 25.420 e 26.420, principais lançamentos da montadora em 2013 e que integram a família de caminhões “MAN-VW Constellation Tractor”. Os veículos estão equipados com a nova transmissão automatizada “V-Tronic” modelo ZF 16 AS 2230 TD, de 16 velocidades [semelhante às utilizadas nos caminhões MAN TGX]. Também o novo sistema “EasyStart” – novidade nos caminhões da marca Volkswagen, que auxilia a partida do caminhão em rampa e mantém o freio de serviço acionado por até três segundos [após cessar o acionamento do pedal de freio, evitando assim que o veículo se movimente], cujos novos produtos Volkswagen V-Tronic não apresentam pedal de embreagem.

DSCN3771 DSCN3716

Os cavalos-mecanicos estão equipados com o novo motor Cummins ISL de 420 cavalos de potência, torque máximo de 1.850 Nm, dotados de tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) e em conformidade com o Proconve P-7 no Brasil, equivalente ao Euro 5. Os novos modelos Constellation Tractor foram desenvolvidos para atender à demanda do transporte de cargas em aplicações rodoviárias de até 63 toneladas de PBTC Peso Bruto Total Combinado. Os cavalos mecânicos da marca agregam os recursos tecnológicos adicionais como os sistemas de freios ABS, EBD e o ATC. O sistema de freios ABS (Anti-lock Brake System) impede o travamento das rodas durante uma frenagem excessiva, colaborando para a manutenção da dirigibilidade e estabilidade do veículo em curvas, além de minimizar a distância de frenagem entre os veículos. No EBD (Electronic Brake Distribution) – é controlado e gerenciado a distribuição da pressão de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, de forma a garantir um melhor equilíbrio e estabilidade do veículo e maximizar a eficiência do sistema de freios ABS. Já no sistema ATC (Automatic Traction Control) a velocidade é controla nas rodas e o torque do motor, facilitando assim a forma de se evitar que o veículo patine em condições de piso escorregadio. O novo sistema também auxilia a partida do veículo em rampas e preserva os componentes do trem de força, reduzindo assim os custos de manutenção. Os novos cavalos mecânicos da MAN-VW receberam a nova opção de cabine “Constellation leito teto baixo”.

DSCN7540 DSCN7541

Como novidade também poderá ser estendida a toda linha Constellation, de acordo com cada aplicação e tipo de implemento. Além das características já conhecidas dessa renomada cabine, o novo modelo foi desenvolvido para aplicações rodoviárias de longa distância, que exigem a necessidade de espaço interno para o descanso do motorista e para aquelas aplicações de transporte com limitação de altura da cabine para acoplar o implemento. Poderá ser utilizada para o transporte de frigorífico, cegonheiro, basculante e carga seca, entre outros. Como lançamento de destaque para alinha 2014 está: modelo Constellation 19.330, 19.390 (ambos: manual ou V-Tronic); o 19.420 (somente V-Tronic); o 25.390 e o modelo 26.390 (ambos: manual ou V-Tronic), o 25.420 e 26.420 (V-Tronic).

DSCN3757 DSCN3755

Para a Linha 2014 dos cavalos mecânicos da série MAN estão: TGX 28.440 6×2, TGX 29.440 6×4 e TGX 33.440 6×4 – todos da linha MAN TGX e destinados a aplicações rodoviárias. A MAN Latin America tem uma rede de importadores com 156 concessionárias espalhadas por toda a América Latina, África e Oriente Médio. Em 2012, a empresa exportou 9010 caminhões e chassis para ônibus e atingiu a marca histórica de 100 mil unidades veiculares exportadas para mais de 30 diferentes nacionalidades. Por Helio Luiz de Oliveira, editor MTb 69429SP, de Resende, RJ – Fábrica da MAN Latin América  Fotos: Intruck Transportes/AutomotivePress Ass. Imprensa

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s