Ford “picapes”: utilitário marca tradição de oito décadas e liderança mundial!

Ford Celebrates Aussie Ute’s 80th Anniversary

A Ford comemorou seus 80 anos de pioneirismo em veículos comerciais leves – as tradicionais “picapes” – versões que colocaram a montadora norte-americana num patamar de excelência em escala e identidade mundial. A criação de um utilitário na Austrália levou ao desenvolvimento de veículos como a consagrada “Série F” e a “Ranger” – impulsionando a liderança da marca. O moderno conceito das picapes partiu daquele longínquo país para ganhar todos os continentes, exportando para o mundo e editado pelos concorrentes. Mas a historia da Ford também foi evidenciado pelas oportunidades e a engenhosidade do seu fundador – Henry Ford, que através do primeiro carro construído em escala industrial nos EUA – famoso “Modelo T” que designou o primeiro utilitário baseado em um carro de passeio, surgindo então à fantástica ideia da derivação sequencia. O utilitário da Ford foi projetado por Lewis Brandt: surgindo então a picape “Buckboard” e o “Utility Runabout” (um cupê para dois passageiros com painéis de aço, janelas de vidro e caçamba de aço integrada na traseira) – especificamente para atender aos fazendeiros locais e também como proposta sugerida por um cidadão australiano. Foi então considerado um modelo totalmente revolucionário. Até o início dos anos 1930, muitos fabricantes e preparadores tinham carrocerias denominadas de “utilitários” construídos de madeira ou de estruturação metálica, mas sempre utilizando chassis dos veículos de passageiros – os “carros de passeio”. O veiculo do projetista da Ford – Brandt tinha um compartimento de carga que transportava cerca de 545 kg (2845 mm de entreeixo veicular) e teve a produção iniciada em janeiro de 1934 como sendo o utilitário do “Brandt”.Foi montado e apresentado com o motor V8, câmbio manual de três velocidades, suspensão com feixe de molas transversais e amortecedores na dianteira e molas semielípticas para serviço pesado ​​e amortecedores na traseira.O veículo assim se tornou rapidamente em um sucesso nas comunidades rurais e vendeu mais de 22 mil unidades entre os anos de 1940 até 1954. Por Jean R Dierckx, de Bruxelas, Bélgica, Correspondente para REVISTA INTRUCK TRANSPORTES CARGAS & IMPLEMENTOS Brasil – Image: Ford Motor Company/Press/Australia

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