O caminhão “FH” da Volvo trouxe a “eletrônica” para o transporte de cargas brasileiro.

A Volvo foi à primeira montadora de caminhões do Brasil a comercializar caminhões totalmente eletrônicos. O “FH” com motor de 12 litros e com 380cv de potência era o que havia de mais moderno em motorização eletrônica e em tecnologia automotiva de veículos comerciais. Sua moderna cabine, projetada e construída sob o conceito de célula de segurança trouxe um novo e revolucionário módulo de segurança ao setor de transportes e o chassi era o mais avançado. O sueco “FH” vinha com o revolucionário motor D12A com injeção eletrônica de seis cilindros em linha (quatro válvulas por cilindro), injeção eletrônica de combustível, turbo e intercooler.

volvo_fh_482

Era o primeiro motor diesel de uma montadora de caminhões equipado com comando de válvulas no cabeçote e com uma unidade injetora para cada um dos cilindros. A versão apresentada naquele ano tinha 12,1 litros de cilindrada. O motor D12 introduzido no Brasil com o FH12 380 cv Globetrotter trouxe outra novidade ao país: o VEB Volvo Engine Brake, um freio motor desenvolvido pela Volvo, que oferecia uma capacidade de frenagem excepcional em todas as faixas de rotação. Por Helio Luiz de Oliveira, editor MTb 69429SP, de SP – Foto: Volvo/Imprensa

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s