O gigante Volvo Globetrotter

Primeiro FH chegou ao Brasil: o mais moderno do mundo

Volvo-Celebrates-30-Years-of-the-Globetrotter-2009-

Foi o modelo “FH12 380 Globetrotter” importado em 1994 pela Volvo do Brasil com o possante motor D12. Lembrando ainda, naquele mesmo ano o “FH12” havia conquistado o título de “International Truck of The Year” – em uma publicação europeia especializada de veículos comerciais. Era produzido na planta sueca da cidade de Umea, e fruto de US$ 1 bilhão em investimentos, os maiores já realizados até então por um fabricante de veículos comerciais.

volvo-fh-1998_1

O novo caminhão tinha internamente duas camas confortáveis em forma de beliche e altura interna de 1,95 m e muita inovação aerodinâmica: de formato cônico e com ângulos suaves, era o resultado de uma concepção que, desde o início, procurou reduzir ao mínimo a resistência ao ar. O “FH12 380 cv” “Globetrotter” tinha cabine estampada em aço de alta resistência, o HSS (High Strength Steel), uma inovação no setor de transporte de cargas. Alumínio e fibra de vidro também foram usados na fabricação de inúmeros componentes.

Volvo-FH16-700-Debut-of-the-year

Por Jean R Dierckx, de Bruxelas, Bélgica, Correspondente para a REVISTA INTRUCK TRANSPORTES CARGAS & IMPLEMENTOS Brasil – Image: Volvo Trucks/Press

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s