Volvo FH: CAMINHÕES PESADOS DE SUCESSO PELO PAÍS AFORA…

Linha 2006: o motor de 13 litros, caixa I-Shift para 60 toneladas e ainda o freio motor de 500 cv volvo_fh_2006

O novo motor “D13A” de 13 litros da Volvo foi desenvolvido para substituir o consagrado “D12D”, de 12 litros na consagrada gama veicular do “FH” lançada em 2006 proporcionava ao transportador brasileiro o conceito de Performance Total, garantida justamente pelas inovações incluídas no produto. A fabricante paranaense apresentava então um novo e avançado motor; uma nova caixa de transmissão eletrônica “I-Shift” (com capacidade para até 60 toneladas); freio motor “VEB410” e “VEB 500” (os mais potentes do mercado); novos bancos e cama para o motorista, melhorias internas na cabine, suspensão a ar e freios a disco com EBS (para alguns modelos da família). Os motores ofereciam as faixas de 400 cv, 440 cv, 480 cv e 520 cv de potência (esta última a maior produzida no mercado brasileiro naquele período). O VEB Volvo Engine Brake, o freio motor de série Volvo tinha uma potência de 390 cv que chegava a 410 cv, permitindo descidas mais seguras em velocidades mais elevadas. No freio motor VEB500, com 28% a mais de potência em relação à versão anterior coloca o veículo na maior potência do mercado brasileiro. Por Ronaldo dos Santos, editor MTb 9529PR, Repórter Fotográfico ARFOC PR Reg Matr: 0010 – Image: Volvo do Brasil Divisão Caminhões.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s