Trecho Sul da SP21: Rodoanel a caminho de interligar o maior sistema rodoviário metropolitano.

Com 61,4 km de extensão, o traçado do trecho Sul (que vai do km 30 ao km 86 do Rodoanel Mário Covas e ainda mais 4 km de prolongamento até a Avenida Papa João XXIII), entre janeiro a junho deste ano, aumentou o fluxo no Trecho Sul do Rodoanel de quase 900 mil veículos (quando comparado o mesmo período de 2013). A média diária atingiu mais de 90 mil veículos (considerando apenas os dias úteis). Já o volume médio de veículos superou os 105 mil/dia, com reflexos positivos nas Marginais e na Avenida dos Bandeirantes em SP. Além da melhoria no trânsito, há um ganho efetivo na qualidade do ar na região central de SP, aonde cada dia, mais e mais motoristas vêm percebendo as vantagens de se utilizar o Rodoanel, evitando passar por dentro da capital paulistana. Ainda assim mais de 4,5 milhões de caminhões passaram pelo Trecho Sul do Rodoanel neste período. O trajeto entre as Rodovias Regis Bittencourt – Anchieta, por exemplo, leva pouco mais de 30 minutos, muito melhor do que optar pela Marginal Pinheiros e as Avenidas dos Bandeirantes e Tancredo Neves. Como no Rodoanel não há semáforos ou cruzamentos, é possível manter a velocidade constante, sem freadas e trocas de marcha, gerando assim uma economia de combustível e dos demais componentes, como pneus e freios. Um dado muito positivo é no índice de acidentes no Trecho Sul.  No primeiro semestre deste ano, o número de acidentes foi de 3,08 por 100 mil veículos, abaixo dos 3,24 de igual período de 2013 e dos 4, 31 dos seis meses iniciais de 2012. O Trecho Sul corta as rodovias Régis Bittencourt-BR 116 (entroncamento com o Trecho Oeste) no km 30; a Rodovia dos Imigrantes no km 70 e a Via Anchieta no km 75, além da Av. Papa João XXIII, em Mauá. No km 86 já é possível acessar o Trecho Leste e seguir em direção à Rodovia Ayrton Senna localizada no km 124 do Rodoanel. [Helio Luiz de Oliveira, editor MTb 69429SP, de SP – Foto: NOP-Truck/AutomotivePress]

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