Evento do IAA realizado em Hanover, na Alemanha mostra a evolução para o segmento de veículos comerciais!

IAA Nutzfahrzeuge 2012 in Hannover

Atualmente, as emissões de poluentes de um moderno caminhão ou um ônibus coletivo da série “Euro VI” são até 98% menos do que um modelo similar de 25 anos atrás. “Comparado com a norma Euro V anterior, as emissões de óxido de nitrogênio caíram em 80%, enquanto as partículas foram reduzidas em cerca de dois terços” – comentou o executivo da VDA alemã.

IAA Nutzfahrzeuge 2012 in Hannover

Assim todos os fabricantes de veículos comerciais têm realizado com sucesso a tarefa histórica de redução dos poluentes quase a zero. Tudo isso para atender as determinações da Comissão Europeia por uma redução dos clássicos poluentes clássicos, tanto no sentido econômico como no ambiental. Os esforços agora se concentram em novas reduções como no consumo de combustível e nas emissões de CO2. Mesmo com os grandes progressos alcançados uma combinação cavalo-mecânico e semirreboque de 40 toneladas consomem cerca de 60% menos combustível por tonelada/km do que um caminhão em meados dos anos 1960.

Die 65. IAA Nutzfahrzeuge 2014

Conseguir este esforço da indústria mundial automotiva exigiu um tremendo desempenho tecnológico com altos níveis de investimentos. Por outro lado, para os caminhões pesados utilizados ​​em transporte de longa distância, o diesel mais limpo e eficiente continuaria a ser a melhor solução para o transporte e a logística como um todo. No futuro a eficiência será encontrada com outras situações. Por exemplo, a resistência do ar é responsável por até um terço do consumo de combustível e, portanto, as emissões de CO2 no setor dos transportes de longa distância podem contribuir com algo a mais nesta conta.

Die 65. IAA Nutzfahrzeuge 2014

“Portanto a aerodinâmica oferece um grande e importante potencial para a maior redução das emissões. A indústria como um conjunto de soluções tecnológicas está explorando passo a passo este item. Mas que para isso ocorra necessita-se de mais condições e políticas adequadas” – sublinhou Wissmann. Caminhões maiores (em comprimento) podem dar uma contribuição neste sentido. “No teste de campo atual é perceptível que os caminhões mais modernos e mais longos podem participar no tráfego rodoviário, sem qualquer problema e sem comprometer a segurança rodoviária. As montadoras envolvidas podem relatar experiências positivas no seu uso diário. Os grandes caminhões não representam uma concorrência adicional com o transporte ferroviário, e sim serem integrados num transporte combinado” – afirmou o presidente da VDA.

Die 65. IAA Nutzfahrzeuge 2014

Até mesmo na segurança do transporte rodoviário de mercadorias, a tecnologia permitiu que outras empresas criassem e construíssem modernos rastreadores, cujo controle adaptativo permite atualmente os operadores do transporte saber em tempo real as condições de susa frotas, como aviso de distância, assistentes de frenagem e aviso de saída do veiculo. “Graças a uma modernidade atualizada, os métodos de sistemas de segurança para os caminhões de hoje são tão seguros como os automóveis de passageiros na proporção das distâncias percorridas” – disse em entrevista Matthias Wissmann, da VDA “German Association of the Automotive Industry”.

Die 65. IAA Nutzfahrzeuge 2014

Um dos importantes passos a ser tomado será a automatização de toda a cadeia.  A conectividade também oferece enormes oportunidades em logística. A cadeia de suprimentos e os processos de transporte vão se tornar ainda mais transparente. Em particular quando se tratar desta “conectividade” é possível destacar que é possível “Conduzir a sociedade para um grande futuro”. Os fabricantes alemães estão entre os líderes na condução automatizada e desempenham um papel importante na definição do futuro da condução.

Die 65. IAA Nutzfahrzeuge 2014

[Jean R Dierckx, de Hanover, Alemanha – Correspondente para a REVISTA INTRUCK TRANSPORTES CARGAS & IMPLEMENTOS – BRASIL – Images: VDA/Intruck Transportes/AutomotivePress/NOP-Truck] Hannover, Germany – September 2014.

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