Novos caminhões da paranaense Volvo para janeiro de 2015!

Volvo_FH 16_750 volvo-fh-new_truck

A Volvo do Brasil está editando a sua nova linha de caminhões pesados para o mercado nacional. Recentemente a fabricante de caminhões e chassi de ônibus apresentou seus novos modelos na Europa, cujo destaque é a nova cabine. Entre as novidades é de que a cabine que equipa o extrapesado “FH16 – 750” que passará a equipar os modelos “FH” com motores de potência a partir de 460 até 540 cv. É um ganho e tanto como argumento de vendas para dois modelos extremamente competitivos no mercado.

volvo-fh-new_truck_a

A estética visual e externa é surpreendente, mostrando a evolução da série. São ricos todos os detalhes Volvo.  No espaço interno o habitáculo passa a ter 1 metro cúbico a mais de volume, ampliando significamente os diversos porta-objetos e guarda-volumes (foram acrescentados 300 litros a mais de espaço para acomodar esses itens de conveniência). Os bancos também foram reestilizados, visando à acomodação plena do condutor e a máxima ergonomia operacional. A eletrônica embarcada do moderníssimo “FH” conta agora com o sistema “I-See” (um software que monitora a rota e reconhece e memoriza todas as interferências que o veiculo ira passar como curvas, aclives e declives) e a consagrada transmissão automatizada “I-Shift”.

volvo_FM4_new_truck

O painel do motorista e o cluster de instrumentos estão totalmente atualizados, cujos controles reposicionados e o novo formato dos demonstradores ampliam ainda mais as qualidades da melhor condução do super caminhão.  O “FH 460” troca de marchas e ativa simultaneamente o freio VEB de forma mais rápida e em muito mais vezes, ampliando segundo a Volvo uma economia de 3% nos resultados operacionais. A nova linha de caminhões da série “F” a conectividade mostra uma eficiente eletrônica embarcada, como no aplicativo My Truck. Como parte da arquitetura de segurança está o controle eletrônico de estabilidade (ESP – que reduz a possibilidade de derrapagem e capotagem em curvas), o detector de nível de atenção DAS (que alerta o condutor caso o mesmo venha ziguezaguear pela pista, indicando a fadiga ou sonolência), o piloto automático “ACC” (que permite manter uma distância constante e segura em relação ao veículo que trafega à sua frente) e o LKS (que alerta o motorista caso o caminhão saia da sua pista e invada a pista contrária). A série “FH” conta com o powertrain nas potências geradoras de 420, 460, 500 e 540 cv e as configurações de chassis 8 x 2 (para cavalo mecânico do tipo bitruck). A partir de agora os veículos são idênticos aos modelos fabricados na Suécia (diferenciando apenas nos propulsores, no Velho Continente são os moderníssimos Euro 6 e aqui o Euro 5).

Volvo_FH 16_750_a

[Ronaldo dos Santos, editor MTb 9529PR – Repórter Fotográfico ARFOC Reg Matr 0010PR – Imagens/Fotos: Volvo do Brasil/Press]

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s