DAF Brasil: operacao para atingir metas positivas dentro do mercado nacional!

daf_fabr_pr_2

A DAF montadora holandesa de caminhões (subsidiária da Paccar) celebrou um ano de produção (sendo a primeira da marca fora da Europa). Atualmente, a DAF Trucks Brsil conta com uma produção de 40 unidades-mês do modelo XF105 (média de dois caminhões por dia), prevendo ainda que para 2015 a meta é de produzir 100 unidades mensais, incluindo um novo modelo. A unidade fabril instalada no PR na localidade de Ponta Grossa está situada em um terreno de 2,3 milhões de metros quadrados, com um espaço de 270 mil m² destinado à fábrica. Todos os processos produtivos estão de acordo com o procedimento PPS Paccar Production System, sistema que garante a qualidade dos produtos.

daf_fabr_pr_1

“Em um ano de atividade, conquistamos um dos mais baixos índices de não conformidades do grupo, fruto de um time altamente treinado e integrado na cultura da DAF e, consequentemente, da Paccar” – enfatizou o presidente da DAF Brasil, Marco D’Avila. A unidade paranaense emprega cerca de 190 colaboradores (onde alguns profissionais receberam capacitação técnica nas plantas da DAF na Holanda), cuja equipe de produção foi treinada no centro de formação e treinamento da montadora, chamado de DAF Academy.

daf_fabr_pr_3

“Este foi um ano de grande aprendizado para a empresa e toda a nossa equipe. Finalizamos um investimento de US$ 320 milhões, que resultou na mais moderna fábrica do grupo e pronta para produzir 10 mil caminhões por ano em dois turnos. Estabelecemos os agentes concessionários em todas as regiões do país e investimos em pós-venda. E o mais gratificante, é que nossos clientes aprovaram e reconheceram todas as qualidades do nosso produto” – afirmou o executivo D’Avila. Para 2015 a DAF mostrará a linha do caminhão “XF105” (lançado em 2013) com a nova versão do motor “MX” de 510 cv de potência. Com a cabine “Super Space Cab” (a maior do mercado brasileiro com 2,10 m de altura interna) a montadora somará com os motores de 410 cv e 460 cv a mais completa linha comercial pesada da empresa no Brasil.

daf_fabr_pr_4

A DAF está expandindo a sua rede de concessionárias e projeta vendas de 400 unidades até o final deste exercício comercial. O “XF 105” é produzido em duas versões de cabine: teto baixo e alto, dois tipos de tração: 6×2 e 6×4 e nas duas versões do consagrado motor “Paccar MX13” (de 410 cv e 460 cv). A estratégia da empresa para o ano que vem também é o início da produção do pesado “CF” – modelo este que já foi testado extensivamente em solo brasileiro.

daf_fabr_pr_6

A montadora também está preparando o lançamento do “CF85” – já está em testes nas principais transportadoras brasileiras. O modelo será produzido na planta de Ponta Grossa. O veículo irá contar com duas opções de motorização, duas cabines e duas versões de tração. A nacionalização dos componentes já está de acordo com às exigências para atender o financiamento via Finame.

daf_XF_euro6_8

No futuro a DAF pretende atingir uma participação de 10% do mercado de extrapesados, e ter uma rede de 100 concessionárias exclusivas, que chegarão a todas as regiões do País. A montadora destaca o projeto de expansão de vendas para os mercados vizinhos da América Latina, como Colômbia, Peru, Chile e outros. Assim o Brasil foi escolhido para receber a fábrica por ser o mercado de maior porte no segmento de transportes, sendo um dos maiores consumidores de caminhões do mundo.

daf_CF_euro6_9

Hélio Luiz de Oliveira, editor MTb 69429SP, de Ponta Grossa, PR Fabrica da DAF Brasil

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s