Daimler Truck: caminhão antecipa o futuro para o transporte de carga!

Shaping Future Transportation

Apresentado durante o 65ª. Exposição do IAA 2014 (Salão Internacional de Veículos Comerciais, realizado em Hanover, na Alemanha) o “Mercedes-Benz Future Truck 2025” – uma viagem visualmente empolgante da viabilidade técnica do que pode ser um caminhão rodoviário no futuro. O estudo da renomada montada alemã revelou que no máximo em dez anos os caminhões rodoviários poderão rodar de forma autônoma pelas vias expressas. Com isso a eficiência dos transportes deve aumentar, proporcionando um trânsito mais seguro para todos os usuários das estradas e além do mais – otimizar o consumo de combustível e reduzir as emissões de CO2 na atmosfera terrestre. A Mercedes-Benz (da Daimler Trucks) conectou os sistemas já existentes com sensores aprimorados a um piloto automático rodoviário (conhecido como “Highway Pilot”), que permite acima de tudo a condução autônoma em velocidades reais e em situações de trânsito por rodovias expressas. Ou seja, o “Mercedes-Benz Future Truck 2025” permite que se visualize a futura forma dos caminhões.

Mercedes-Benz Future Truck 2025

A tecnologia do futuro já é uma realidade para os engenheiros e técnicos da Daimler Trucks. O “Mercedes-Benz Future Truck 2025” constitui assim uma grande revolução em eficiência, segurança e interconectividade, bem como para o tráfego rodoviário e sua infraestrutura, para a condução profissional e para o setor de transporte rodoviário em geral. Isto na visão de seus idealizadores é o elemento chave para integrar ainda mais o sistema de transporte, interconectando para o futuro. O caminhão inovador foi desenvolvido de acordo com as diretrizes da iniciativa “SFT” Shaping Future Transportation (“Moldando o Transporte do Futuro”) da Daimler Trucks, que prevê a diminuição do uso de recursos naturais e a redução de emissões de todos os tipos. Entre as metas também incluem a garantia do mais alto nível de segurança no trânsito e aumentar a interconexão com a gestão inteligente de dados para um veículo com as melhores soluções da aplicação da tecnologia e dos serviços customizados.

IAA Nutzfahrzeuge 2014

O protótipo do “Mercedes-Benz Future Truck 2025” atingiu a velocidade de 80 km/h (em situações reais de trânsito na autoestrada A14 de Magdeburg, na Alemanha). Evidenciado durante o IAA, o sensacional design exterior bem como o seu interior revelou a autenticidade do cavalo mecânico e o semirreboque totalmente otimizado quanto à aerodinâmica. Desta forma marca a sua estreia mundial como estudo do caminhão do futuro. Os projetistas da Mercedes-Benz alavancaram então a oportunidade apresentada pelas especificações de comprimento da futura legislação europeia: o prolongamento da seção dianteira permite a criação de formas suaves e aerodinâmicas. Os efeitos visuais da pintura na cor prata ressaltam os sedutores contornos.

Mercedes-Benz Future Truck 2025

Câmeras compactas substituem os espelhos externos convencionais. Seu para-brisa lembra um visor. O teto solar com tela de proteção tem uma forma distinta. O design frontal do veículo foi concebido tendo a estrela de três pontas como elemento central. Sem emendas, o estilo segue a identidade dos caminhões da marca Mercedes-Benz. Como uma peça única, a cabina transpira a máxima tranquilidade. Quando parado e com o motor desligado, o perfil frontal fica visualmente “fechado”. O “Mercedes-Benz Future Truck 2025” ganha vida quando o motor do mesmo é ligado. As lâmpadas de LED´s iluminam a sua superfície externa bem como a sua pintura. O perfil frontal brilha e as demais lâmpadas de LED´s substituem os faróis tradicionais. As luzes de cor laranja quando piscando indicam que o caminhão irá mudar de direção. Já em movimento e sendo dirigido pelo motorista, as luzes ficam brancas. Quando a condução está no modo autônomo, a cor das luzes muda de branco para azul. Elas então pulsam fortemente, simbolizando a poderosa batida do coração do caminhão e sinalizando assim claramente para os outros usuários da estrada o modo de operação em que o veículo está. No interior do “Mercedes-Benz Future Truck 2025” as funções essenciais mostram a tecnologia que se pode ter com a simplicidade funcional na estação de trabalho quando se está para conduzir com total tranquilidade as funções do caminhão do futuro, organizando como numa mesa de um escritório moderno, sem papéis, apenas com o uso dos aparelhos ultramodernos. O painel de instrumentos é totalmente simples e muito bem organizado (como nos mostradores que separam os instrumentos).

IF

O suporte do painel de instrumentos é revestido em couro. A qualidade de construção e o acabamento artesanal são perfeitos e seguem lado a lado com o caráter funcional dos recursos técnicos do caminhão. Efeitos de iluminação dentro da cabina também sublinham o caráter distinto do veículo. O caminhão assim pode rodar de forma autônoma e o seu motorista pode reclinar seu banco e girá-lo a 45 graus, o que permite que ele adote uma posição de trabalho relaxante e confortável. Na estação de trabalho, o motorista utiliza um tablet para as atividades de comunicação (computador este que se encaixa no console central removível).  Assim o seu condutor pode processar documentos, agendar seus destinos, aceitar outros pedidos e tomar providências para uma próxima parada. A tela do tablet pode ser configurada de acordo com os requisitos individuais, permitindo a exibição de dados de viagem. O computador tipo tablet torna-se tão fundamental quanto o volante e os pedais de um legítimo veículo convencional. O sensor de radar que fica na parte baixa da extremidade dianteira registra toda a frente da rodovia, com modos de longo alcance (na faixa de 250 m e a18 graus) e curto alcance (70 m e 130 graus), sendo a base do sistema de segurança do controle de aproximação e da frenagem emergencial. Uma câmera estereoscópica instalada acima do painel dos instrumentos, atrás do para-brisa, mantém a área à frente do veículo sob monitoramento.

Mercedes-Benz Future Truck 2025

Atualmente, esta é a localização de uma câmera mono do já conhecido “Lane Keeping Assist” (assistente de manutenção da faixa de rolamento). O alcance da câmera estereoscópica é de 100 m e ela varre uma área de 45 graus na horizontal e de 27 graus na vertical. A câmera estereoscópica do “Mercedes-Benz Future Truck 2025” identifica as estradas de faixa única ou dupla, pedestres, objetos em movimento ou parados nas vias, todos os objetos dentro da área monitorada e também a superfície da rodovia (reconhecendo tudo o que contrasta com o fundo, medindo assim as distâncias com plena exatidão). Ela também registra as informações dos sinais de trânsito e reconhece os marcos de sinalização das pistas, principal função de orientação para a condução autônoma. A superfície da estrada, à esquerda e à direita do caminhão, é monitorada por sensores de radar instalados nas laterais do veículo. Eles se localizam na esquerda e na direita, à frente do eixo traseiro do cavalo mecânico. Os sensores possuem um alcance de 60 m e cobrem um ângulo de 170 graus na direção longitudinal. Os sensores do “Mercedes-Benz Future Truck 2025” estão interconectados em rede — a chamada técnica de fusão multissensorial — de modo que geram uma imagem completa do entorno do caminhão, reconhecendo todos os objetos estáticos e em movimento. Graças à fusão dos dados obtidos pelo sensor de radar dianteiro, pelos sensores de radar laterais e pela câmera dianteira, com a ajuda de um computador central com processador de múltiplos núcleos de alta potência, é possível “ver” por completo a área adiante e dos lados do caminhão. Esses sensores são provenientes da próxima geração desta técnica. A precisão é tão elevada que os sensores não só podem reconhecer o acostamento com a ajuda das linhas delimitadoras, como também identificar o traçado da estrada analisando a configuração das bordas (por exemplo, as proteções laterais ou a vegetação). Os sensores e a câmera estão ativos em todas as marchas de velocidade, tanto com o veículo parado como à velocidade máxima autorizada de 80 km/h para os caminhões.

future_truck_actros_1845_2

A nova técnica intervém na direção e mantém o caminhão no centro de sua pista, automaticamente e com toda a segurança. Além disso, o sistema dispõe dos dados do mapa digital viário em três dimensões já usado pelo sistema de assistência à condução “Predictive Powertrain Control – PPC” (controle preditivo do trem de força). Desse modo, o caminhão detecta perfeitamente, a todo o momento, o traçado da estrada e a topografia da rota. O funcionamento do “Highway Pilot” fica ideal com a interconexão em rede V2V e V2I. No futuro próximo, cada veículo equipado com essa tecnologia transmitirá informações continuamente a seu entorno. Isso inclui a posição e o modelo do veículo, suas dimensões, direção da viagem e velocidade, qualquer manobra de aceleração e frenagem, entre outros dados. A transmissão é feita por tecnologia WLAN, usando um padrão de frequência vigente em toda a Europa, o G5 de 5,9 giga Hertz. A base são os sistemas de transporte e serviços inteligentes e o ITS – Vehicle Station do próprio veículo. Além disso, os tempos de transporte se tornarão mais previsíveis. Ou seja, as novas atividades executadas pelo motorista ou gestor de transporte revolucionarão o setor de transporte de carga, tornando-o um sistema dinâmico e de auto aprendizado. No futuro, acidentes causados por erros humanos serão tratados como coisas do passado. Normas de segurança como limites de velocidade e distância de segurança entre veículos serão sempre respeitados. Assim, para o “Mercedes-Benz Future Truck 2025”, a direção defensiva, tema recorrente em treinamentos de motoristas, significa segurança programada e eficiência de custos. Com o “Mercedes-Benz Future Truck 2025” a realidade do futuro já chegou… [Thadeu H M Oliveira, de Munique, Alemanha – Correspondente para a REV INTRUCK TRANSPORTES CARGAS & IMPLEMENTOS – BRASIL – Images: Daimler Truck/Press]

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s