Sprinter: 20 anos de bons e excelentes sucessos comerciais. A van preferida por todo o mercado mundial!

20150304_58f16214904a4290977044c132919616_1ºgeracao

Foi em 1995 que 500 unidades da então inédita família “Sprinter” saía da linha de montagem da fábrica da Mercedes-Benz em Dusseldorf, na Alemanha. Começava ali uma história de sucesso que após 20 anos de grande sucesso comercial e expressivo volume que a montadora alemã comemora mais de 2,8 milhões de unidades vendidas e circulando em mais de 130 países. O lançamento da Sprinter (há duas décadas) foi um marco não só para a Mercedes-Benz, como também para o próprio mercado. Com dimensões maiores do que existia na época, ela inovou ao criar o segmento de “large vans”, oferecendo mais espaço e maior capacidade de transporte de carga e de passageiros. O pioneirismo fez a Sprinter se tornar sinônimo do segmento.  Com diversas versões de modelos e amplas opções de configuração do veículo, a novidade já se destacava pela versatilidade de aplicação, atendendo um universo ainda maior de clientes e novas demandas do setor.

20150303_94a39e6860224a53add2084bc1f7649c_sprinter-2

A “grande van” causou sensação no mercado também por suas inovações em termos de tecnologia e segurança. Ela foi, por exemplo, a primeira a vir equipada, de fábrica, com freios a disco na dianteira e na traseira e com sistema ABS. Como consequência, logo em seu primeiro ano de vida, a Sprinter foi eleita “A van do ano de 1995”. Passados 20 anos, a Sprinter da Mercedes-Benz segue sendo pioneira no mercado de comerciais leves. Lançada na Europa em 2013, a nova geração continuou estabelecendo referências de segurança, consumo e emissões de poluentes. A trajetória de sucesso mundial da Sprinter também se repete no Brasil. Ela chegou ao País em 1997 (produzidos pela Mercedes-Benz Argentina), tendo sido comercializado até 2014 um volume superior a 113.000 unidades, entre vans de passageiros e também furgões e chassis para transporte de cargas e prestação de serviços. Os veículos comercializados no mercado brasileiro deram a vez de um outro grande sucesso da marca – o de substituir os consagrados modelos fabricados na Espanha – a “MB 180D” em 1994. Somando as unidades emplacadas de “MB 180” e de “Sprinter”, no acumulado entre 1994 e 2014, a Mercedes-Benz já vendeu mais de 125 mil veículos comerciais leves no Brasil.

20150304_93223948e88b4fda9dad3a092a8d6e74_2ºgeracao

A “Sprinter” é referência de mercado graças a sua excelente qualidade, agilidade, tecnologia, conforto, segurança e custo operacional sem igual. A série é reconhecida pela eficiência e a alta produtividade, se destacando também pelo bom padrão de custo/benefício e pela oferta de soluções inovadoras e customizadas para uma ampla diversidade de aplicações. A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 311 CDI Street (PBT de 3,50 ton), 415 CDI (3,88 ton) e 515 CDI (5 ton). Trata-se do maior e mais completo portfólio de furgões, chassis e vans do mercado brasileiro, formado por mais de 50 modelos. O furgão e o chassi Sprinter 311 CDI Street são registrados como caminhonetes e podem ser conduzidos por motoristas com carteira de habilitação “CNH B”. Estes veículos podem circular livremente pelas vias das grandes cidades, mesmo em zonas de restrição, como na cidade de SP, o que proporciona mais vantagens logísticas para o segmento. Compacta, resistente e ágil, a Sprinter circula com facilidade e eficiência no trânsito urbano e em curtas distâncias, destacando-se especialmente nas grandes regiões metropolitanas, mesmo em zonas de restrição. Soma-se a isso a praticidade e a acessibilidade, o que agiliza o dia a dia de transporte, garantindo produtividade e rentabilidade para os clientes.

20150303_94a39e6860224a53add2084bc1f7649c_sprinter-2015

Grande diferencial da linha Sprinter é o nível de equipamentos de série, como ESP Adaptativo 9i® (que integra os já conhecidos ASR, ABS, BAS e EBV), airbag do motorista, sistema de ar condicionado, faróis de neblina, volante com ajuste de altura e profundidade, rádio CD/MP3, com conexão Bluetooth, fechamento central de portas, entre outros, o que agrega valor ao veículo, atendendo aos principais requisitos do segmento e, ainda, com um excelente custo-benefício. A Mercedes-Benz foi líder em comerciais leves em fevereiro com 773 unidades emplacadas (na faixa de 3,5 a 5 toneladas de peso bruto total – PBT), alcançando 1.558 veículos vendidos em 2015. No primeiro bimestre, as vendas no mercado brasileiro atingiram 5.231 veículos. Desse volume, a linha Sprinter obteve a participação de 30%.  Helio L Oliveira, editor MTb 69429SP, de SP – Fotos: Mercedes-Benz/Imprensa/Comunicação.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s