DAF “XF440” – campeão europeu pelo ETC

daf_xf_440_2013_2

O ETC European Truck Challenge, desafio europeu de caminhões Euro 6 mais conhecido no mundo, elegeu o “DAF XF440” como o melhor caminhão, em três categorias. O veículo foi premiado em Custo de Operação, Economia de Combustível e Inovação 2014. Desde 2009, o ETC compara caminhões fabricados na Europa para transporte de longa distância equipados com motores de 400 cv até 440 cv, torque máximo de 1.900 Nm a 2.150 Nm. Além da DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc, Mercedes-Benz, Scania, Iveco, e MAN participaram do desafio. A avaliação aconteceu na Alemanha em novembro de 2014, com 142 km percorridos em duas etapas. A primeira rodou 33 km por estradas rurais, e a segunda, 109 km, em rodovia com diferentes exigências topográficas, na região de Kassel. Dirigibilidade, conforto, baixo nível de ruído e eficiência foram as principais características avaliadas. A categoria “Custo de Operação” – considerada a mais prestigiada do ETC premiou a DAF pela segunda vez consecutiva. Em 2013, o vencedor foi o XF 460, e em 2014, o XF440, ambos na Europa. Além do consumo de combustível, a categoria analisa taxa de leasing do fabricante, taxas fixas contratuais para reparos em oficinas e outros custos fixos, como despesas com consumíveis e necessidade de troca de pneus. A competição nesta categoria inicia a partir do primeiro reabastecimento, que em todas as vezes é rigorosamente registrado pela equipe responsável do prêmio e apresentado aos participantes. O ETC avaliou diferentes conceitos utilizados para cumprir a norma Euro 6. A DAF aplica pós-tratamento de gás de exaustão em combinação com recirculação (EGR), tecnologia SCR com AdBlue. A DAF conquistou o título europeu em Inovação devido ao novo sistema que equipa o XF440, batizado de controle de cruzeiro preditivo controlado por GPS (PCC). A função é capaz de determinar a velocidade ideal dentro de uma faixa preestabelecida, e indicar a mudança de marcha adequada. O sistema está disponível como opcional no mercado europeu desde o início do ano. Produzido e comercializado pela montadora na Europa, o extrapesado é referência para o transporte rodoviário de longa distância. O XF440 é ofertado no mercado europeu com a linha de motores Euro 6: PACCAR MX 13 de 12,9 litros, e PACCAR MX 11 de 10,8 litros. O XF440 também é destacado pelo seu espaço interno devido à Super Space Cab com 2,25 metros de altura. Outra característica forte da linha Euro 6 é o design atraente e interior renovado. Atualmente, o modelo tem versões disponíveis apenas na Europa e ainda não é comercializado aqui no Brasil. [Helio L Oliveira, editor MTb 69429SP, de SP – Foto: DAF/Imprensa]

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s