Caminhões Metro-Shacman: R$400 milhões para o desenvolvimento e a produção da linha de caminhões pesados!

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A Caminhões Metro-Shacman – empresa brasileira que produzirá a linha de caminhões pesados da marca chinesa SHACMAN no Brasil, foi a primeira marca chinesa de caminhões a se associar à ANFAVEA Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores ainda em 2014. A empresa quer concluir o cronograma estratégico de produzir caminhões SHACMAN no Brasil, cujo empreendimento envolve um investimento de R$400 milhões para o desenvolvimento e a produção da linha de caminhões pesados, composta das famílias “TT” (“Tractor-Truck”) 440 “6×4”, no modelo “385” “4×2” e “385” 6×4” [esses cavalos-mecânicos] e ainda na versão “LT” (“Lorry Truck”) 385 6×4 de chassi-cabine.

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A capacidade a ser instalada na planta de Tatuí, interior paulista é de atender ao planejamento estratégico comercial do atual “line-up” de caminhões pesados e nas futuras linhas de produtos. A produção inicial será de mil unidades de caminhões pesados no primeiro ano, com um plano de aceleração até atingir 3,5 mil unidades/ano em apenas 5 anos. Os caminhões pesados forma apresentados durante a FENATRAN 2011, cuja empresa vem trabalhando e investindo para cumprir com todas as etapas do seu plano de negócios. Em setembro de 2012, anunciou a aquisição de sua unidade fabril própria, na cidade de Tatuí [as margens da Rodovia SP 127, km 117, região Oeste do Estado de SP, a 130 km da capital], com 54 mil m2 de área total. A Caminhões Metro-Shacman recebeu a habilitação definitiva ao programa Inovar-Auto [do MDIC Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio] através da portaria 210 que foi publicada na edição do DOU Diário Oficial da União, em junho de 2013.

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O primeiro veículo conceito do caminhão SHACMAN brasileiro foi apresentado então na FENATRAN 2013, cuja produção foi iniciada recentemente. O processo de nacionalização resultou na parceria da fabricante com outras 40 empresas brasileiras para o desenvolvimento e o fornecimento de componentes nacionais, que incluem o motor “Cummins” da série “ISM11”, eixo dianteiro e cardan “Dana”, eixos traseiros “Meritor”, suspensão “Suspensys”, transmissão automatizada “Eaton”, transmissão manual “ZF”, embreagens “Eaton” e “Sachs”, sistema de freio “Knorr-Bremse” e “Wabco”, além de incorporar uma série de componentes e sistemas de fornecedores com presença internacional e reconhecida capacidade, que formatam parceria com a Metro-Shacman para a produção de caminhões Shacman no País. O programa de certificação dos veículos nacionalizados contará com os testes de durabilidade, robustez, desempenho, dirigibilidade, ruído, segurança, economia de combustível, entre outros, em diversas condições de utilização nas operações de transporte de diferentes tipos de cargas, variada gama de implementos e ainda nos diversos tipos de estradas e de clima brasileiro. A Caminhões Metro-Shacman destaca também o seu processo de desenvolvimento e aexpansão da rede de concessionários no mercado brasileiro, que atualmente conta com as concessionárias em operação no MT e pontos de vendas e serviços nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste. [Helio L Oliveira, editor MTb 69429SP, de Tatuí, SP – Fotos: Metro-Schacman/Divulgação]

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