Modal de transporte rodoviário: há décadas na frente , impulsionando fronteiras comerciais.

Os importantes modais do transporte nacional.

Para que os fluxos ganhem mobilidade, é possível distinguir, em função da adequação da malha viária aos produtos transportados, os seguintes meios de transportes: Rodoviário, Ferroviário, Aeroviário e Aquaviário.

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No Brasil, o transporte rodoviário (o mais importante) teve impulso a partir da década de 1920 do século XX por iniciativas de governantes brasileiros com objetivo de articular as regiões brasileiras. A predominância desse modal em território nacional deve-se ao modelo implantado na década de 50 por Juscelino Kubistchek, consagrado pela frase “governar é abrir estradas”, promovendo a adoção do “Modelo Rodoviária”, ou seja, construção, ampliação e melhoramento de rodovias. Dentro do Plano de Metas, a ação governamental era de avançar “50 anos em 5” e “JK” (ex-presidente Juscelino Kubitscheck) fez uso desse modelo como manobra político-econômica para incentivar e viabilizar a instalação de grande e renomadas indústrias automobilísticas mundiais com plantas “fincadas” aqui no Brasil.

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Assim durante os governos militares, a política “rodoviarista” foi mantida sob o propósito de “Integrar (todo o território) para não entregar (os recursos)”. Assim o modelo rodoviário brasileiro adotou em muitos casos as privatizações, como concessões dadas a empresas privadas (que pagavam suas tributações ao Governo para assim explorarem por um período determinado esses trechos rodoviários).

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As privatizações encareciam então os custos dos fretes e, por conseguinte, aumentaram o custo final dos produtos (até porque sempre esteve em evidencia a dimensão continental brasileira).

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[Elias Marques, editor MTb 49162SP, de SP – Foto: NOP-Truck/Intruck]

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