Unimog: tradição “mercediana” em veículos especiais

Mercedes-Benz apresenta nova geração do Unimog para a Europa

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Um veículo tradicional que se beneficia de seus fortes atributos há décadas, a fabricante alemã Mercedes-Benz apresenta a nova série dos caminhões “Unimog” produzidos na fábrica de Wörth, na Alemanha. Extremamente eficiente, com alta qualidade e o único na categoria a somar todas as característica de um veículo dinâmico, as versões do “Unimog Extreme Off-Roader” – “U 4023” e “U 5023” (este de “nariz curto”) foram submetidas a uma renovação total, apresentando o novo conceito do motor localizado no meio do produto. Assim a Mercedes-Benz posicionou cerca de um metro para trás, o que ajuda não somente a acomodar os conjuntos necessários para atender o propulsor “Euro 6”, como permite a instalação da tomada de força diretamente no próprio motor. Isso significa que os dispositivos podem operar independentemente do veículo estar sendo conduzido. Além disso, conforme a configuração do “Unimog”, continua disponível a tomada de força na transmissão. A cabine do “Unimog” é ainda clássica – pois assim define a aparência do veículo desde 1974, repetindo com o “Extreme Off-Roader” a própria identidade do equipamento. A nova versão de série é 120 mm mais longa do que sua precedente e é também um pouco mais alta. Juntamente com a mudança dos controles da transmissão do console central para a alavanca da coluna da direção, isso resulta em condições generosas de espaço, substancialmente maiores dentro da cabine do fantástico equipamento alemão.

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Por dentro o “Unimog” exibe uma nova gama de equipamentos, incluindo um volante de direção multifuncional, coluna de direção ajustável, botões multifuncionais, painel de instrumentos com tela grande e um sistema de aquecimento e ventilação aprimorado. Esse conjunto de elementos cria condições ideais de trabalho para o seu operador. O reposicionamento de muitos controles no console de teto torna muito mais fácil o movimento de passagem do banco do motorista para o do copiloto. A posição de assento na área de baixa vibração atrás do eixo dianteiro, juntamente com o novo conceito de montagem da cabina, asseguram maior comodidade de direção nas condições “Off-Road”. Assim, o motorista e os acompanhantes podem desfrutar de um conforto superior no novo “Unimog” – o que não é uma característica comum em veículos especializados dessa natureza. A transmissão do caminhão da Mercedes-Benz foi otimizada e aprimorada, o que resulta em menores tempos de mudança, além do prolongamento da vida útil. A transmissão é operada por meio de alavanca na coluna da direção, que também é usada para controlar uma função eletrônica de ré rápida (EQR). Como na versão anterior, estão disponíveis oito marchas para frente e de seis para trás. Também há um grupo opcional para uso “Off-Road” com velocidades entre 2,5 e 35 km/h. A segurança também foi aprimorada: o novo freio motor é um freio de descompressão de dupla velocidade que, no caso do OM-934 (que desenvolve uma potência de frenagem de até 180 kW). Cada cilindro do motor possui sua própria unidade de freio motor. A alta eficiência de frenagem reduz consideravelmente o desgaste dos sistemas de freios das rodas, melhorando muito a economia geral. O ABS no “Unimog” “Off-Road” é item de série. As maiores diferenças entre os dois modelos vem da forma dos eixos e quadros, que assim afetam as cargas dos eixos e o peso bruto do veículo. No caso do “U 4023”, trata-se de um máximo de 10,3 toneladas e para o “U 5023”, um máximo de 14,5 toneladas. O sistema “Tirecontrol plus” de controle de pressão dos pneus foi totalmente redesenhado. A pressão dos pneus pré-configurada para o tipo de uso agora pode ser ajustada simplesmente e de maneira confortável pelo mostrador no painel de instrumentos, selecionando-se os programas adequados: modos “Road” (estrada), “Sand” (areia) e “Rough Terrain” (terreno irregular). Externamente, a grade do radiador do moderníssimo “Unimog” 2015 traz um design moderno e dinâmico, bem como nos novos para-choques com faróis de alta tecnologia (que indicam claramente que uma nova geração do “Unimog” está operando agora…). As luzes não só proporcionam uma excelente aparência ao veículo. Mais do que isso, asseguram melhor visibilidade, graças a um ângulo de iluminação mais amplo. Além disso (se desejado pelo cliente) um novo sistema de monitoramento por câmera também pode otimizar a visibilidade de todo o entorno, especialmente na região diretamente à frente do veículo – um acréscimo especialmente útil, por exemplo, quando se está operando um guincho ou conectando implementos na parte dianteira. O conceito de acesso à cabine também foi totalmente revisado e isso agora pode ser feito com segurança e conforto por meio de dois ou três degraus, dependendo das necessidades do cliente. A cabine do “Unimog” pode ser basculada para serviços de manutenção e reparos. Na nova série de modelos, o “Unimog” da Mercedes-Benz continua disponível de fábrica com a característica “crewcab” (cabine da tripulação), que oferece muito mais espaço para até sete passageiros. A capacidade de operação em terrenos severos do “Unimog” continua inigualável. Em alguns aspectos, seus pontos fortes foram ainda mais estendidos. Por exemplo, o fato do quadro e da travessa tubular do “Unimog” serem soldados garante sua excepcional robustez e flexibilidade de torção de até 600 mm, quando se está conduzindo em condições “Off-Road”. Os eixos portantes, o baixo centro de gravidade e ângulos extremamente bons de entrada e de saída (44 graus na dianteira e 51 graus na traseira), bem como o amplo ângulo de rampa (34 graus) e sua capacidade de subida de aclives (45 graus), contribuem para tornar o “Unimog” um verdadeiro veiculo profissional “fora de estrada”.  Esse novo “Unimog” se destaca também por cruzar regiões alagadas numa profundidade máxima de 1,20 m (além de um ângulo de inclinação lateral de até 38 graus). Na condução em situações extremas, com o sistema de tração em todas as rodas acionado, o veículo é apoiado pelos bloqueios selecionáveis do diferencial e do sistema de controle de pressão. Pneus simples sempre fizeram parte do conceito do “Unimog” – as rodas traseiras seguem precisamente as trilhas das rodas dianteiras e assim conseguem tirar vantagem de uma superfície mais firme, compactada pelas rodas dianteiras. O “Unimog da Mercedes-Benz” é um veículo robusto e confiável, projetado para longa vida útil em serviço. O quadro totalmente soldado e os componentes do chassi encapsulados indicam que ele foi projetado para enfrentar os mais altos níveis de esforço e fadiga. Os eixos são reforçados. Além disso, se o ambiente esquentar demais, como nas situações de combate a incêndios, a proteção contra calor, disponível como opcional, entra em ação, preservando o assim o veículo. Ela protege todos os tubos importantes, o tanque de “AdBlue”, o catalisador, as baterias e os conjuntos de freios contra as altas temperaturas. Tudo isso explica por que o “Unimog Extreme Off-Roader” desfruta de uma reputação excelente em todo o mundo. O uso em condições extremas fora de estrada é a ordem do dia para esses veículos. Os modelos encaram todo tipo de desafio: na limpeza de neve pesada, no combate a incêndios florestais, na ajuda em catástrofes, nas operações de guindastes, nas construções de dutos, nas expedições, nas missões de resgate e por último, mas não menos importante, no transporte de passageiros. O “Unimog” – “U 4023” e o “U 5023” são as identidades da Mercedes-Benz nas operações fora-de-estrada. Jean R Dierckx, de Bruxelas, Bélgica – Correspondente para a REV INTRUCK TRANSPORTES CARGAS & IMPLEMENTOS – BRASIL – Fotos: Daimler Truck/Press

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