O novíssimo Accelo 1316 na versão “6×2″MT

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A Mercedes-Benz apresenta para o mercado o novo Accelo 1316 na versão “6×2”, ou seja, com terceiro eixo e suspensor originais de fábrica. Sucesso de vendas na categoria “leve” o veículo destina-se a classe de 13 toneladas de PBT Peso Bruto Total (que se enquadra assim no segmento de médios). “Reunimos nesse inédito veículo o melhor de dois conceitos. Juntamos a prática cabina e as dimensões compactas do caminhão leve Accelo com a plataforma e a capacidade de carga de um médio” – destacou Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. De acordo com Leoncini, o “Accelo 1316 6×2” é um caminhão que atende plenamente às exigências da mobilidade urbana. “E mais do que um novo produto, criamos uma nova solução para a distribuição urbana de cargas e mercadorias, com a versatilidade do leve e a produtividade do médio” – afirmou o executivo. O novo leve da Família Accelo tem sua configuração baseada no modelo “1016”, ganhando então o terceiro eixo com suspensor original de fábrica, alcançando assim o PBT de 13 mil kg. “Devido às dimensões compactas, ele é extremamente ágil no trânsito, sendo ideal para circulação nas vias cada vez mais restritivas das grandes cidades. E o que é melhor, ele pode levar mais carga a cada operação de transporte” – reafirmou Leoncini. O terceiro eixo, da fabricante Suspensys, destaca-se pela alta resistência e grande robustez. O fato de já vir montado de fábrica evita gastos e tempo com a instalação de um eixo de apoio no veículo. Além disso, o Accelo 1316 possui um sistema de freios equilibrado, já projetado para a aplicação 6×2. Complementando os benefícios ao cliente, os eixos traseiros também têm a garantia Mercedes-Benz de “1 ano” (sem limite de quilometragem). “Dessa forma, asseguramos maior rentabilidade para os nossos clientes” – destacou o executivo. O sistema de terceiro eixo do Accelo 1316 conta com suspensor pneumático que confere ao modelo uma maior flexibilidade ao veículo. O acionamento é feito por meio de uma chave seletora, posicionada no console central no interior da cabina, com fácil acesso pelo motorista.

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O produto da Mercedes-Benz é disponível com duas distâncias de entreeixos (3700 e 4400 mm), que permite ao Accelo 1316 6×2 a montagem de carrocerias de até 8 m (a maior do mercado, inclusive quando comparada com um caminhão médio). O Accelo 1316 6×2 é especialmente indicado a grandes transportadores e empresas que atuam na distribuição urbana e intercidades, como, por exemplo, no transporte de cargas de um centro de distribuição ao ponto de venda. Pelo conceito do produto, também é indicado para empresas que utilizam caminhões médios tradicionais de 13 toneladas de PBT. Entre eles, empresas de transporte de carga em geral, operadores logísticos, grandes redes de varejo, serviços de autossocorro e transportadores de centrais de abastecimento, como CEASA e CEAGESP. O novo caminhão da Mercedes-Benz atende às mais variadas aplicações, sempre com máxima produtividade e economia. Entre os implementos indicados incluem-se baú e sider, carroceria aberta carga seca, baú frigorífico e plataforma autossocorro. Dessa forma, atende o transporte de cargas resfriadas e frigorificadas, carga geral fracionada ou paletizada, automóveis, hortifrutigranjeiros, flores, móveis e eletrodomésticos, entre diversos outros. O Accelo 1316 6×2 chega ao mercado oferecendo uma série de vantagens em relação a um caminhão médio. Maior capacidade de carga que atende a 8720 kg de carga útil + equipamento (no entreeixo veicular de 3,70 m) e de 8620 kg (no entreeixo de 4,40 m). Na versão plataforma de carga –o novo Accelo “6×2” pode chegar a 7 m (no entreeixo de 3,70 m) ou ainda de 8 m (com entreeixo de 4,40 m). O novo Mercedes-Benz é ideal para as entregas e as coletas em lugares onde as dimensões do veículo impõem as restrições legislativas de trânsito. O Accelo 1316 é até 400 mm menor na largura da cabina, em relação à concorrência, e até 350 mm menor na altura. Com isso, oferece maior versatilidade e agilidade no transporte, podendo chegar a locais onde os veículos maiores teriam dificuldade de acesso ou mesmo nem poderiam circular. O comprimento total do produto (considerando o chassi e a carroceria) é similar ou até menor em comparação a um caminhão médio. No entanto, oferece uma carroceria maior, o que resulta em mais espaço para mercadorias e mais capacidade de carga. O círculo de viragem do “1316” na versão 6×2 chega em até 3,5 m menor em relação à concorrência, proporcionando mais agilidade nas manobras e maior produtividade no transporte. Esta vantagem é importantíssima na distribuição urbana, especialmente nas grandes cidades, onde o espaço é cada vez mais restrito. Em termos de custo de manutenção preventiva, o caminhão leve com “jeito de médio” se destaca por oferecer um custo de até 35% menor em relação aos caminhões médios da gama nacional. Dessa forma, proporciona um reduzido custo operacional do veículo, o que resulta em mais rentabilidade para o cliente. O Accelo 1316 “6×2” vem equipado com o potente motor Mercedes-Benz “OM-924 LA”, com tecnologia BlueTec 5, de alta capacidade volumétrica (4,8 litros), potência de 156 cv a 2.200 rpm e um torque máximo de 610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm (o maior da categoria). O câmbio é o Mercedes-Benz G-56 de 6 marchas e a embreagem reforçada com diâmetro do disco de 362 mm. O eixo traseiro Mercedes-Benz HL-2 (com relação de redução i=4,30) e os pneus 235/75 R 17,5. O quadro do chassi e as travessas do novo caminhão também têm como base o “Accelo 1016” (longarinas de material LNE 50, aço especial leve, com muita resistência e elasticidade). O eixo traseiro de tração é o Mercedes-Benz HL-2 que oferece uma capacidade técnica admissível de 10 toneladas para o produto. A suspensão traseira (também da Suspensys) é do tipo “balancim”, com molas trapezoidais. O caminhão dispõe de sistema auxiliar de frenagem, freio motor e o Top Brake (exclusividade Mercedes-Benz) – elevada potência de frenagem, com maior vida útil dos componentes dos freios e pneus, além da economia de combustível. A Mercedes-Benz também está apresentando como equipamento de série o câmbio Eaton FSO 4505 com carcaça de alumínio. [Helio L Oliveira, editor MTb 69429SP, de SP – Foto: MBB/Comunicação/Imprensa]

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