FENATRAN 2015: apesar de tudo, uma exposição que marcou uma nova era nos transportes…

A FENATRAN de 2015 marcou um anova era no segmento de transportes de cargas: com poucas apresentações mas recheadas de novidades, foi assim o evento paulista. Otimismo e expectativa (com a acentuada crise que acompanha o setor…) foram os discursos das únicas montadoras que ali estiveram: a holandesa DAF Caminhões (de Ponta Grossa, PR) e sueca Volvo de Curitiba (somando a força paranaense de caminhões…) – as únicas duas fabricantes que participam do 20º Salão Internacional do Transporte Rodoviários de Carga em SP.

Ambas apostam ainda na visibilidade que a feira proporcionou, que culminou na apresentação dos seus principais modelos: a consagrada Linha VM e FM, o robusto caminhão da série “FH” e os demais veículos da sua gama comercial. A DAF Caminhões [do sólido Grupo PACCAR dos EUA] lançou o caminhão “CF 85” [além do top-line XF105] e anunciou a montagem local de sua linha de motores também comercial. As tradicionais marcas brasileiras como a Agrale, Shacman, Ford Caminhões, Hyundai, International, Iveco, MAN-VW, Mercedes-Benz e Scania decidiram não participar no evento que marca um divisor de águas no setor.

A baixa adesão é explicada pelas análises de investimento e retorno que a Fenatran proporcionaria, levando em conta as limitações de compra impostas pela elevação das taxas de juros e restrições de financiamento.

Quem abrilhantou a feira de 2015 foram os implementadores nacionais: Truckvan, Librelato, Noma, Guerra, Rossetti, Randon, Fibrasil entre outros inúmeros fabricantes brasileiros. Na tentativa de conectar novos interesses comerciais e ainda criar uma completa agenda positiva, os negócios, segundo os organizadores da Fenatran 2015 foram os destaques impostos pelos equipamentos rodoviários. Palestras gratuitas de entidades como as Associações Brasileira do Alumínio (ABAL), a Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças (ANRAP) e dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR) e as empresas Mobil e Ticket Car tiveram em seus painéis os novos rumos para o segmento de transporte por carga e logística integrada.

Ao todo, a Feira ocupou 80 mil metros quadrados  do Pavilhão de Exposições do Anhembi [também anunciando o último evento no local] e contou com a participação de 320 marcas expositoras confirmadas, sendo 280 nacionais e 40 internacionais. Mais de 28 mil compradores se fizeram presentes e cerca de  mais de 50 mil profissionais/compradores qualificados visitaram os cinco dias do evento. [Helio L Oliveira, editor MTb 69429SP, de SP * Fotos: NOP-Truck/AutomotivePress/Intruck Transportes]

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s